Cristina Kirchner se recusa a encontrar Lula em hotel, e reunião é desmarcada
Presidente brasileiro participa na Argentina de reunião de países latino-americanos e caribenhos
Brasília|Renata Varandas, da RecordTV, em Buenos Aires
Uma reunião entre a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deveria ocorrer na manhã desta terça-feira (24), foi cancelada devido a um impasse sobre onde seria realizado o encontro. Cristina se negou a se encontrar com Lula no hotel onde ele está hospedado, em Buenos Aires, e o presidente brasileiro não aceitou ir ao Senado argentino para a reunião, como sugerido por ela.
Aliada histórica de Lula no país vizinho, Cristina Kirchner está rompida com o atual presidente do país, Alberto Fernández. Ela enfrenta uma série de acusações na Justiça argentina, que vão de desvio de dinheiro público — que ultrapassa US$ 1 bilhão, segundo a acusação — à lavagem de dinheiro por meio de empresas de fachada ou de hotéis da família da vice-presidente.
Lula participa na Argentina de reunião da 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). A reunião marca a volta do Brasil ao organismo, que tem a participação de ditaduras, como Cuba, Nicarágua e Venezuela.
O encontro de Lula com Kirchner é o segundo que o presidente brasileiro viu ser desmarcado na cúpula. Nesta segunda-feira (23), o ditador venezuelano Nicolás Maduro cancelou o encontro que teria com o colega brasileiro. O encontro chegou a constar da agenda oficial da Presidência. Maduro alegou questões de segurança para cancelar a reunião.