Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Da vitrine à tela: mais da metade da população já interagiu com a IA de lojas, diz pesquisa

Levantamento aponta que 74% dos brasileiros conversaram com robôs ou chatbots de marcas; ‘geração Z’ apresenta o maior índice

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News
Jovens de 18 a 24 anos são os que mais interagem com a IA Rafa Neddermeyer/Agência Brasil - Arquivo

Pesquisa do Instituto Locomotiva, divulgada nesta terça-feira (16), revela que 61% dos brasileiros já interagiram com inteligências artificias de lojas ou marcas. O dado leva em consideração as interações em recomendações de produtos, ofertas personalizadas ou assistentes virtuais.

Nos canais de atendimento, a pesquisa aponta que a interação é ainda maior — 74% da população já conversaram com robôs ou chatbots de marcas.


“O brasileiro já consome com a inteligência artificial no carrinho. Ela está nas vitrines digitais, nos chats e no atendimento das marcas. O desafio agora é garantir que o uso da IA traga conveniência sem abrir mão de confiança e respeito ao consumidor”, observa o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles.

Leia mais

A pesquisa quantitativa foi realizada entre os dias 4 e 8 de julho de 2025, com 1.499 entrevistas em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.


O levantamento também aponta diferenças significativas por classe social. Entre os consumidores das classes A e B, 68% já interagiram com IA em lojas e marcas.

O índice é um pouco menor na classe C: 63%. Já nas classes D e E, o percentual é de 46%. Quando se observa o uso de chats e canais de atendimento, a disparidade se repete.


Nas classes A e B, 79% já utilizaram IA, proporção seguida de perto pela classe C, com 75%. Nas classes D e E, por sua vez, o índice é um pouco menor, alcançando 61%.

Geração Z foi a que mais interagiu com IA

Na comparação entre gerações, a que mais interagiu com inteligência artificial foi a “Z” (1997 a 2012), com 67%. Logo em seguida, aparecem os Millennials (1981 a 1996): 66% relataram interação com IA em lojas ou marcas. O índice é menor entre a Geração X (1965 e 1981), que registra 58%, e os Baby Boomers (1965 e 1981), com 50%.


No recorte por faixa etária, o cenário é semelhante. No atendimento automatizado, 79% dos jovens de 18 a 29 anos já conversaram com sistemas de IA, proporção quase igual à dos adultos de 30 a 49 anos, que chega a 78%.

A diferença mais significativa aparece a partir dos 50 anos, quando o percentual cai para 65%.

Mais da metade da população é a favor da IA em canais de atendimento

Além das interações, a pesquisa revela como os brasileiros se posicionam em relação ao uso da tecnologia.

Hoje, 72% dizem ser a favor da utilização de algoritmos para exibir produtos recomendados em sites e aplicativos de compras, número inferior aos 85% registrados em 2021.

Já em chats e canais de atendimento com robôs, 61% da população se declara favorável, também abaixo dos 64% de quatro anos atrás.

Perguntas e Respostas

 

Qual foi o resultado da pesquisa do Instituto Locomotiva sobre a interação dos brasileiros com inteligências artificiais?

 

A pesquisa revelou que 61% dos brasileiros já interagiram com inteligências artificiais de lojas ou marcas.

 

Qual a porcentagem de brasileiros que conversaram com robôs ou chatbots?

 

74% da população já conversou com robôs ou chatbots de marcas, especialmente em canais de atendimento.

 

O que a pesquisa considerou ao avaliar as interações com IA?

 

A pesquisa considerou interações em recomendações de produtos, ofertas personalizadas e assistentes virtuais.

 

Qual é a opinião de Renato Meirelles sobre o uso de IA no consumo?

 

Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, afirma que o brasileiro já consome com a inteligência artificial e que o desafio é garantir conveniência sem abrir mão da confiança e respeito ao consumidor.

 

Quando e como foi realizada a pesquisa?

 

A pesquisa quantitativa foi realizada entre os dias 4 e 8 de julho de 2025, com 1.499 entrevistas em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.

 

Como a interação com IA varia entre as classes sociais?

 

Entre os consumidores das classes A e B, 68% já interagiram com IA, contra 63% na classe C e 46% nas classes D e E.

 

Qual a diferença na utilização de IA em chats e canais de atendimento entre as classes sociais?

 

79% da classe A/B já usaram IA, seguido por 75% da classe C e 61% da classe D/E.

 

Qual geração mais interage com IA em lojas e marcas?

 

A Geração Z (1997 a 2012) é a que mais interage, com 67%, seguida pelos Millenials (1981 a 1996) com 66%. A Geração X tem 58% e os Baby Boomers 50% de interação.

 

Como a interação com IA varia entre diferentes faixas etárias?

 

79% dos jovens de 18 a 29 anos já conversaram com IA, enquanto 78% dos que têm entre 30 e 49 anos também interagiram. Esse número cai para 65% a partir dos 50 anos.

 

Qual é a posição dos brasileiros em relação ao uso de algoritmos para recomendações de produtos?

 

72% dos brasileiros são a favor da utilização de algoritmos para exibir produtos recomendados, um número inferior aos 85% registrados em 2021.

 

Como a população se posiciona sobre chats e canais de atendimento com robôs?

 

61% da população se declara favorável ao uso de robôs em chats e canais de atendimento, também abaixo dos 64% de quatro anos atrás.

 

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.