Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Danos no setor elétrico causados pelas enchentes no RS superam R$ 1 bilhão, diz ministro

Alexandre Silveira ainda informou que ministério estuda usar excedente de Itaipu para reduzir impactos econômicos no estado

Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília

Governo estuda formas para isentar tarifas de energia no RS Divulgação/ MME

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quarta-feira (22) que os danos no setor elétrico causados pelas enchentes do Rio Grande do Sul ultrapassam R$ 1 bilhão. Os prejuízos incluem ativos de baixa, média e alta tensão, informou Silveira. Segundo o boletim mais recente com os números sobre a tragédia no estado, divulgado às 9h desta quarta, pelo menos 160 mil pessoas continuam sem energia elétrica no estado.

Nesta quarta, especialistas em redes subterrâneas foram enviados ao estado gaúcho para trabalhar na reconstrução de duas subestações em Porto Alegre. Segundo o Ministério de Minas e Energia, os funcionários também vão realizar trabalhos de inspeção para verificar avarias e substituir eventuais materiais danificados. Além dos profissionais, foram enviadas 2,5 toneladas de equipamentos e materiais elétricos.

Veja mais

Silveira ainda informou que o ministério estuda a possibilidade utilizar recursos do excedente da usina hidrelétrica de Itaipu para reduzir contas de energia de consumidores no Rio Grande do Sul e reduzir os impactos econômicos.

“Está sendo feito um projeto que visa o socorro, que nesse primeiro momento foi social, mas agora tem que ser econômico. Os estudos técnicos estão sendo concluídos para que a gente anuncie de forma segura como nós vamos proteger as famílias atingidas”, afirmou.

De acordo com o ministro, a ideia é que seja editada uma medida provisória para que os recursos sejam utilizados de “forma direta” e disponibilizados por pelo menos um trimestre depois que a energia foi restabelecida.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.