Defesa celebra data de implantação da ditadura no Brasil
Ministério afirma que nos anos seguintes a 1964 houve um 'período de estabilização, segurança e crescimento econômico'
Brasília|Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília
O Ministério da Defesa publicou nesta quarta-feira (30) em uma rede social uma "Ordem do Dia alusiva ao dia 31 de março de 1964", data em que foi deflagrado o golpe militar que resultou em 21 anos de ditadura no Brasil.
Segundo a pasta, nesta data "as famílias, as igrejas, os empresários, os políticos, a imprensa, a OAB, as Forças Armadas e a sociedade em geral aliaram-se, reagiram e mobilizaram-se nas ruas, para restabelecer a ordem e para impedir que um regime totalitário fosse implantado no Brasil."
Em uma nota publicada no próprio site, o ministério da Defesa afirma que a ditadura "resultou no restabelecimento da paz no País, no fortalecimento da democracia, na ascensão do Brasil no concerto das nações e na aprovação da anistia ampla, geral e irrestrita pelo Congresso Nacional".
Saiba mais sobre a ditadura militar no Brasil
Na madrugada de 31 de março para o dia 1º de abril de 1964, o então presidente João Goulart sofreu um golpe ao ser retirado do poder pelas Forças Armadas e seguiu para o exílio no Uruguai. Na época, o temor do comunismo fez com que os militares chegassem ao poder em um período que ficou conhecido pelo desrespeito aos direitos humanos e pelos casos de corrupção.