Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília
‌

Defesa cobra no STF revisão de prisão preventiva de aliado de Daniel Vorcaro

Em petição enviada à Corte, advogados apontam descumprimento do prazo de 90 dias previsto em lei para reavaliar custódias cautelares

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Manoel Mendes Rodrigues, aliado de Daniel Vorcaro, foi preso sob suspeita de espionagem e ameaças.
  • A defesa de Rodrigues solicita ao STF celeridade na análise do pedido de revisão da prisão preventiva.
  • Os advogados argumentam que a revisão da prisão deveria ocorrer a cada 90 dias, conforme o Código de Processo Penal.
  • O pedido de revisão da prisão preventiva está pendente, e a defesa cobra manifestação do Ministério Público Federal.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Advogados de Manoel Rodrigues pedem ao ministro André Mendonça rapidez na análise do caso Rosinei Coutinho/STF - 15.09.2026

Preso pela PF sob suspeita de espionar e ameaçar pessoas a mando de Daniel Vorcaro, Manoel Mendes Rodrigues pediu ao ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), rapidez na análise do pedido de revisão da prisão preventiva.

No documento, os advogados afirmam que, apesar de uma nova manifestação apresentada em 7 de outubro, o Ministério Público Federal ainda não havia sido intimado a se manifestar sobre a manutenção da medida.

‌

Leia Mais

Segundo a defesa, a prisão preventiva foi decretada em 13 de maio de 2026 e cumprida no dia seguinte. Os advogados já haviam solicitado a revisão da medida após mais de 130 dias de custódia cautelar, mas afirmam que o pedido continuava pendente de análise.

A defesa diz que o Código de Processo Penal prevê a revisão da necessidade de manutenção da prisão preventiva a cada 90 dias, por meio de decisão fundamentada.

‌

Manutenção da prisão

Para os advogados, é necessário avaliar se ainda existem motivos concretos e individualizados que justifiquem a continuidade do encarceramento.

Na petição, os defensores argumentam que a ausência de uma decisão prolonga os efeitos da prisão e pedem que o Ministério Público Federal seja intimado a se posicionar.

‌

O documento não pede diretamente a soltura imediata de Manoel Mendes Rodrigues, mas cobra andamento do procedimento necessário à análise da manutenção da prisão preventiva.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.