Defesa de Zambelli diz que manutenção do mandato reforça ‘inocência’ da deputada
Advogados afirmam que resultado envia ‘recado’ ao Judiciário; cassação foi arquivada pela Câmara
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Após a Câmara dos Deputados manter o mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), a defesa da parlamentar afirmou que o resultado reforça a tese de inocência. “Isso é uma prova, um recado pro Judiciário, para mostrar que quem decide cassar seus deputados, seus pares, é o próprio Legislativo”, declarou um dos advogados.
A Câmara dos Deputados decidiu nesta quinta-feira (11) manter o mandato da parlamentar, que está presa na Itália.
O plenário arquivou o processo de cassação após não atingir o mínimo de 257 votos necessários para a perda do mandato. Foram 227 votos pela cassação e 170 pela manutenção.
Veja mais
Apesar do arquivamento, Zambelli ainda pode perder o mandato em outro processo. Desde outubro, a deputada não registra presença nas sessões da Câmara. Pelo Regimento Interno, um parlamentar não pode faltar a mais de um terço das sessões ordinárias sem justificativa aceita pela Casa.
Zambelli encerrou seu período de licença no fim do ano passado e, desde então, não apresentou registros de participação.
A Mesa Diretora poderá analisar o caso para verificar eventual descumprimento das regras de assiduidade.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















