Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Delegado da PF, Ricardo Saadi é indicado para presidir Coaf a partir de julho

Saadi substituirá Ricardo Liáo, que esteve à frente do cargo desde 2019; nomeação foi feita pelo presidente do BC, Gabriel Galípolo

Brasília|Do R7

  • Google News
Nomeação de Saadi foi feita pelo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo Tomaz Silva/Agência Brasil

O delegado da Polícia Federal Ricardo Andrade Saadi foi indicado nesta quinta-feira (19) para assumir a presidência do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) a partir de 1º de julho. A nomeação foi feita pelo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, a quem o órgão é subordinado.

Saadi substituirá Ricardo Liáo, que deixa o comando do Coaf após quase cinco anos à frente da unidade de inteligência financeira, responsável por monitorar e analisar movimentações suspeitas com o objetivo de prevenir crimes como lavagem de dinheiro, corrupção e tráfico de drogas.


Em nota, o Banco Central destacou a trajetória do novo indicado, que atualmente ocupa o cargo de diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção na Polícia Federal.

Saadi é delegado da PF, com atuação destacada no combate ao crime organizado, à lavagem de dinheiro e à corrupção. Já foi conselheiro do Coaf e atualmente é diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção na Polícia Federal.


“Sua larga experiência contribuirá para a missão do Coaf de produzir inteligência financeira e supervisionar setores econômicos para proteção da sociedade contra a lavagem de dinheiro, o financiamento do terrorismo e a proliferação de armas de destruição em massa”, afirmou o BC.

Coaf

Criado em 1998, o Coaf atua como uma peça-chave na prevenção de crimes financeiros. O órgão recebe e examina dados enviados por instituições bancárias, corretoras, seguradoras, joalherias, cartórios e outros setores obrigados a comunicar operações consideradas atípicas.


Nos últimos anos, relatórios produzidos pelo órgão serviram de base para diversas investigações de grande repercussão.

Ao anunciar a mudança no comando, o BC agradeceu ao atual presidente, Ricardo Liáo — servidor de carreira da própria instituição e aposentado desde 2013 — pelos anos de dedicação.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.