Depois de acordo, PT fica com a presidência da CPI para investigar vândalos na Câmara Legislativa
A disputa pela vaga adiou o início dos trabalhos do colegiado; oposição queria presidência ou relatoria
Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília
A Câmara Legislativa do Distrito Federal definiu, nesta terça-feira (7), a Mesa Diretora da comissão parlamentar de inquérito (CPI) criada para investigar a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes por vândalos em 8 de janeiro e a tentativa de invasão da sede da Polícia Federal em 12 de dezembro. Por acordo entre os parlamentares, o deputado Chico Vigilante (PT) ficou com a presidência, a deputada Jaqueline Silva (sem partido) com a vice-presidência e o deputado Hermeto, ex-líder do governo, com a relatoria.
A expectativa era que o presidente da Casa, Wellington Luiz (MDB), anunciasse o presidente, o vice e o relator em 1º de fevereiro, na primeira sessão ordinária do ano. Contudo, a instauração do grupo acabou adiada por disputas internas. O deputado Chico Vigilante queria a presidência ou a relatoria para equilibrar os trabalhos, já que a oposição está em menor número no grupo.
Leia também
A alegação é que, com um cargo na mesa, a oposição conseguiria equilibrar as forças dentro do colegiado. Os membros titulares para a composição da CPI são os distritais Pastor Daniel de Castro (PP), Jaqueline Silva (Agir), Robério Negreiros (PSD), Joaquim Roriz Neto (PL), Fábio Felix (PSOL), Hermeto (MDB) e Chico Vigilante (PT).