Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Deputado federal afirma que míssil do Exército caiu em Formosa (GO)

De acordo com o parlamentar, projétil atingiu uma plantação de soja, próxima da área urbana

Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília

José Nelto disse que pretende convidar o ministro da Defesa para prestar esclarecimentos
José Nelto disse que pretende convidar o ministro da Defesa para prestar esclarecimentos José Nelto disse que pretende convidar o ministro da Defesa para prestar esclarecimentos

O deputado federal José Nelto (Podemos-GO) afirmou que um míssil do Exército Brasileiro caiu em uma área de plantação perto de Formosa-GO, no Entorno do Distrito Federal, após uma falha. As declarações do parlamentar ocorreram na noite desta quarta-feira (11), na sessão da Câmara.

"Acabo de receber uma notícia de que caiu um míssil na minha cidade de Formosa, lá no Forte Santa Bárbara. Ele foi lançado e mudou o trajeto, caindo perto da cidade, numa plantação de soja", disse. "Diante deste grave incidente, eu estarei convidando o ministro da Defesa, o comandante do Exército e o comandante do Forte de Santa Bárbara, para comparecer no plenário ou na comissão para dar as explicações. Como pode um míssil ser lançado e ser desviado? Caiu em uma plantação ao lado da cidade de Formosa", afirmou o parlamentar.

Em Formosa, está localizado o Comando de Artilharia do Exército, subordinado ao Comando Militar do Planalto. Na região, ocorrem treinamentos por terra, ar e com mísseis, lançadores de granadas e outros equipamentos utilizados pelas Forças Armadas.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Formosa tem 226 mil habitantes. Nas regiões próximas, ainda estão localizadas as cidades de Planaltina de Goiás e da região administrativa de Planaltina, no Distrito Federal. O acesso a região ocorre pela BR-020.

Publicidade

Procurados pela reportagem, o Comando de Artilharia do Exército afirmou "que durante exercício militar do Curso de Operação do Sistema de Mísseis e Foguetes para oficiais e sargentos, um dos foguetes lançados desviou de sua rota prevista atingindo uma plantação".

Ainda de acordo com o órgão, "após o incidente, a equipe de instrutores e monitores, acompanhados da equipe médica do exercício, compareceu ao local do impacto, onde constatou não haver vítimas ou danos materiais".

Publicidade

"O exercício foi planejado para ocorrer dentro dos limites do Campo de Instrução de Formosa

(CIF), tendo sido adotadas todas as medidas de segurança. O Exército Brasileiro e a AVIBRAS já estão trabalhando nas investigações", informou a instituição.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.