Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Deputados federais do PL são alvo de operação da Polícia Federal

De acordo com as investigações, os políticos usariam um esquema de desvios que envolve empresas de fachada e dinheiro vivo

Brasília|Renato Souza e Hellen Leite, do R7, em Brasília

Deputado Josimar de Maranhãozinho é acusado de desvio de emendas Reprodução/Redes Sociais

Três deputados federais do PL, o mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro, são alvo de mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (11). Josimar de Maranhãozinho (PL-MA), Bosco Costa (PL-SE) e Pastor Gildenemir (PL-MA) são investigados pela Polícia Federal por suspeita de participação em um esquema de desvio de verbas parlamentares.

As buscas estão sendo realizadas na residência dos parlamentares e em escritórios políticos nos estados, mas não ocorrem nos gabinetes na Câmara dos Deputados. De acordo com a PF, o chefe da organização seria Maranhãozinho.

Leia também: Prisões da PF por corrupção têm menor patamar em 14 anos

As investigações são derivadas da Operação Ágio Final, deflagrada em 2020. As diligências seguem em segredo de Justiça, e o ministro Ricardo Lewandowski, responsável pelo caso no STF (Supremo Tribunal Federal), não autorizou a divulgação de informações.


Leia também

Na quarta-feira (9), Maranhãozinho publicou um vídeo nas redes sociais em que alega que é vítima de perseguição após confirmar a pré-candidatura ao Governo do Estado do Maranhão. "Espero que essas perseguições não afetem mais minha família e meus amigos; se eu sou o alvo, aconteça o que acontecer, seja sempre comigo", afirmou.

Ele já foi alvo de uma ação na qual os investigadores gravaram vídeos do parlamentar em que ele manuseava caixas de dinheiro. Em dezembro, a PF concluiu o primeiro inquérito contra Maranhãozinho e afirmou que ele cometeu crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O R7 procurou a defesa dos deputados Bosco Costa e Pastor Gildenemir e aguarda o retorno.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.