Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Deputados federais eleitos em outubro tomam posse na Câmara

São 513 parlamentares que assumem cargos; eleição da mesa diretora também será nesta quarta (1º)

Brasília|Do R7, em Brasília

Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão extraordinária, em 9 de janeiro
Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão extraordinária, em 9 de janeiro

Os 513 deputados federais eleitos em outubro de 2022 para mandato de quatro anos na Câmara dos Deputados tomaram posse na Casa, na manhã desta quarta-feira (1º), para a 57ª Legislatura. A cerimônia ocorre no Plenário Ulysses Guimarães. Na quinta (2), haverá uma sessão solene de inauguração dos trabalhos.

Os deputados de cada estado e do Distrito Federal são chamados, um a um, para prestar o juramento, a começar pelos representantes da Região Norte. Os parlamentares do Sul são os últimos. Em cada unidade da Federação, os nomes são chamados em ordem alfabética.

Leia também

Os blocos parlamentares, a reunião de líderes para preenchimento da Mesa Diretora e a eleição da Mesa serão feitos ainda nesta quarta-feira (1º). A previsão é de que os blocos sejam formados até as 13h, enquanto o encontro dos líderes deve ocorrer às 14h.

Até as 15h30, os deputados podem registrar candidaturas para a Mesa Diretora, com sorteio da ordem dos candidatos na urna. O início da sessão para a eleição da Mesa está previsto para as 16h30.


União parlamentar

Os blocos partidários determinam a composição da mesa diretora. Quanto maior o bloco, maior o número de cargos. Os cargos são distribuídos entre os partidos integrantes de cada bloco. O trabalho em grupo fica a critéro de cada legenda, já que é possível atuar individualmente.

Os blocos são desfeitos alguns dias após a eleição desta quarta (1º), mas também valem para a distribuição das presidências das comissões e da composição pelos próximos quatro anos. A eleição da mesa diretora é feita a cada dois anos, quando podem ser formados novos blocos.


Condução

A mesa diretora é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Câmara dos Deputados. Uma das atribuições, em conjunto com o Senado Federal, está a promulgação de emendas à Constituição.

A mesa é formada pela presidência (presidente e dois vice-presidentes) e da secretaria, composta por quatro secretários e quatro suplentes.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.