Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Deputados vão ao MPF contra evento do Foro de São Paulo com participação de Lula

Encontro entre lideranças de esquerda de diversos países acontece entre quinta e domingo, na capital federal

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Lula
em evento que deu origem ao Foro de São Paulo
Lula em evento que deu origem ao Foro de São Paulo Lula em evento que deu origem ao Foro de São Paulo

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) afirmou, nesta quarta-feira (28), que protocolou uma representação no Ministério Público Federal (MPF) e no Ministério Público Eleitoral (MPE) para pedir a suspensão do evento do Foro de São Paulo, que vai acontecer entre quinta (29) e domingo (2), em Brasília. O encontro terá a participação de mais de 150 representantes de partidos de esquerda da América Latina e do Caribe, inclusive a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“A gente tem, por exemplo, os ditadores da Nicarágua, da Venezuela e de Cuba. Enfim, pessoas que defendem não só a ditadura, mas também outros que querem que a América Latina se torne uma coisa só, que derrubem as fronteiras entre os países", comentou Zambelli em um vídeo publicado nas redes sociais. A representação também é assinada pelo deputado Coronel Meira (PL-CE).

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Os parlamentares também questionam a festa junina Arraiá do PT, que vai ser realizada dentro da programação do Foro de São Paulo. "Os ingressos estão sendo vendidos por até R$ 5.000 e, por ocorrer no âmbito de um evento com partidos estrangeiros, viola a Lei dos Partidos Políticos, pois consiste em fraude à vedação de captação de recursos de origem internacional", justifica o texto da representação.

No caso de o evento não ser suspenso, os parlamentares pedem que seja determinada a proibição da entrada em território nacional de representantes do Partido Comunista de Cuba, do Partido Socialista Unido da Venezuela e da Frente Sandinista de Libertação Nacional da Nicarágua. 

Publicidade

O MPF confirmou que recebeu a representação. No entanto, o órgão informou à reportagem que o documento não cumpre os requisitos para a solicitação de uma liminar para suspender o evento. O R7 acionou também a assssoria de imprensa do Foro de SP, mas não obteve resposta.

O que é o Foro de São Paulo

A primeira reunião do Foro de São Paulo aconteceu em julho de 1990, após a derrubada do Muro de Berlim, para discutir o posicionamento de políticos e entidades ligados à esquerda no mundo. Na ocasião, 48 partidos e organizações de esquerda de diversos países se reuniram na cidade de São Paulo.

O evento em Brasília é o 26º encontro do grupo — o primeiro presencial desde a pandemia de Covid-19 — e terá como tema “Integração regional para avançar a soberania latino-americana e caribenha”.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.