DF amanhece encoberto por nuvem de fumaça após incêndio no Parque Nacional
Órgãos envolvidos no combate se reunirão nesta manhã para atualizar as informações; chamas ainda não foram controladas
Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
Diversas áreas do Distrito Federal amanheceram encobertas por uma nuvem de fumaça, resultado de um grande incêndio que atingiu o Parque Nacional no domingo (15). Segundo o CBMDF (Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal), 52 militares, 20 agentes do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), sete viaturas, duas aeronaves e um drone foram mobilizados para o controle das chamas, que ainda continua nesta segunda (16). Uma reunião entre os órgãos de combate está marcada para a manhã de hoje para discutir as próximas ações.
Veja mais
Um vídeo enviado para a produção da RECORD BRASÍLIA mostra a densidade da fumaça no Lago Norte (DF). Moradores da região relatam que, em dias normais, é possível ver outras áreas da cidade. No Eixo Rodoviário de Brasília, conhecido como “Eixão”, a fumaça prejudicava a visibilidade dos motoristas e já ocupava a pista desde a madrugada.
A Biblioteca Central da UnB (Universidade de Brasília), suspendeu o funcionamento do local devido à fumaça que atinge a região. Segundo informações publicadas pela universidade nas redes sociais, a fumaça está inclusive dentro do prédio da biblioteca. “Devido à grande concentração de fumaça oriunda de incêndios florestais, destacando que a fumaça adentrou inclusive o prédio da biblioteca, a BCE está sem condições de se manter aberta. Portanto, estará fechada excepcionalmente no dia de hoje (16.09.2024)”, publicou.
Incêndio
Segundo o CBMDF, a ocorrência foi recebida às 11h24. Sete caminhões e uma aeronave estão sendo usados no combate às chamas. O parque tem uma área de 42.389,01 hectares e abrange áreas de Brasília, Sobradinho, Brazlândia e o município goiano de Padre Bernardo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobrevoou a região ainda ontem. Em publicação nas redes sociais, o presidente disse que o governo federal está auxiliando o CBMDF no combate às chamas.
Lula também informou que a PF (Polícia Federal) tem 52 inquéritos abertos contra os responsáveis pelos incêndios no país. Além disso, destacou que o Ministério da Saúde tem fornecido orientações para a proteção contra a fumaça e que marcou uma reunião para amanhã com a ministra Marina Silva e o núcleo de governo para discutir mais ações para lidar com essa emergência climática.
No dia 15 de setembro, a Floresta Nacional de Brasília sofreu um incêndio que consumiu cerca de 40% da unidade de conservação. O incêndio foi o pior dos últimos 10 anos e pode ter origem criminosa.