Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

DF amanhece encoberto por nuvem de fumaça após incêndio no Parque Nacional

Órgãos envolvidos no combate se reunirão nesta manhã para atualizar as informações; chamas ainda não foram controladas

Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília


Fumaça encobriu diversos pontos do DF Reprodução/Record Brasília - 16.9.2024

Diversas áreas do Distrito Federal amanheceram encobertas por uma nuvem de fumaça, resultado de um grande incêndio que atingiu o Parque Nacional no domingo (15). Segundo o CBMDF (Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal), 52 militares, 20 agentes do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), sete viaturas, duas aeronaves e um drone foram mobilizados para o controle das chamas, que ainda continua nesta segunda (16). Uma reunião entre os órgãos de combate está marcada para a manhã de hoje para discutir as próximas ações.

Veja mais

Um vídeo enviado para a produção da RECORD BRASÍLIA mostra a densidade da fumaça no Lago Norte (DF). Moradores da região relatam que, em dias normais, é possível ver outras áreas da cidade. No Eixo Rodoviário de Brasília, conhecido como “Eixão”, a fumaça prejudicava a visibilidade dos motoristas e já ocupava a pista desde a madrugada.

A Biblioteca Central da UnB (Universidade de Brasília), suspendeu o funcionamento do local devido à fumaça que atinge a região. Segundo informações publicadas pela universidade nas redes sociais, a fumaça está inclusive dentro do prédio da biblioteca. “Devido à grande concentração de fumaça oriunda de incêndios florestais, destacando que a fumaça adentrou inclusive o prédio da biblioteca, a BCE está sem condições de se manter aberta. Portanto, estará fechada excepcionalmente no dia de hoje (16.09.2024)”, publicou.

Incêndio

Segundo o CBMDF, a ocorrência foi recebida às 11h24. Sete caminhões e uma aeronave estão sendo usados no combate às chamas. O parque tem uma área de 42.389,01 hectares e abrange áreas de Brasília, Sobradinho, Brazlândia e o município goiano de Padre Bernardo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobrevoou a região ainda ontem. Em publicação nas redes sociais, o presidente disse que o governo federal está auxiliando o CBMDF no combate às chamas.


Lula também informou que a PF (Polícia Federal) tem 52 inquéritos abertos contra os responsáveis pelos incêndios no país. Além disso, destacou que o Ministério da Saúde tem fornecido orientações para a proteção contra a fumaça e que marcou uma reunião para amanhã com a ministra Marina Silva e o núcleo de governo para discutir mais ações para lidar com essa emergência climática.

No dia 15 de setembro, a Floresta Nacional de Brasília sofreu um incêndio que consumiu cerca de 40% da unidade de conservação. O incêndio foi o pior dos últimos 10 anos e pode ter origem criminosa.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.