DF contratará clínicas particulares para reduzir fila de cirurgias eletivas
Objetivo é reduzir espera por procedimento nos hospitais públicos; edital foi publicado em sessão extra do Diário Oficial desta terça (5)
Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília
O Governo do Distrito Federal vai contratar clínicas particulares para reduzir a fila de cirurgias eletivas dos hospitais públicos. O anúncio foi feito pela Secretaria de Saúde por meio de um edital publicado em sessão extra do Diário Oficial do DF desta terça-feira (5).
A contratação custará R$ 3,8 milhões aos cofres públicos, e os estabelecimentos terão que fornecer consultas, procedimentos cirúrgicos e internação, incluindo Unidade de Terapia Intensiva (UTI), se necessário.
As clínicas auxiliarão as filas de cirurgia geral para procedimentos de colecistectomia videolaparoscópica, hernioplastia umbilical, hernioplastia inguinal e ginecologia para histerectomias.
O edital esclarece que se destina a "prestar serviços de procedimentos cirúrgicos eletivos de média complexidade, na forma de 'mutirões', de forma complementar ao Sistema Único de Saúde do Distrito Federal, com prazo estipulado de 120 dias".
Leia também
De acordo com a publicação no DODF, além das consultas regulares antes e depois das cirurgias e da internação, os estabelecimentos também terão que fornecer aos pacientes "consulta pré-anestésica, todos os equipamentos, insumos e curativos pós-operatórios e outros procedimentos que se fizerem necessários", como biópsias, por exemplo.
As empresas interessadas em participar têm um prazo de 30 dias corridos para fazer o credenciamento. Os estabelecimentos devem procurar a Secretaria de Saúde por email, cinco dias úteis após a publicação do edital.