Brasília DF divulga novos valores de IPTU e IPVA para 2022; confira tabelas

DF divulga novos valores de IPTU e IPVA para 2022; confira tabelas

Ajuste de 10,42% permanece para ambos os impostos. Índice Nacional de Preços ao Consumidor passa a ser a base dos valores

  • Brasília | Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

Com o reajuste para 2022, IPTU e IPVA subiram
 10,42%

Com o reajuste para 2022, IPTU e IPVA subiram 10,42%

Web/Reprodução

A atualização dos valores do IPTU (Imposto de Propriedade Predial e Territorial Urbana) e do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) cobrados em 2022 no Distrito Federal foi divulgada na última quinta-feira (30), tendo como base o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). O valor base de ambos subiu 10,42%. 

As alíquotas — percentuais aplicados no cálculo dos valores dos tributos — permanecem as mesmas dos anos anteriores. Para o IPVA, continuam 3% para automóveis, 2% para motocicletas e 1% para caminhões e micro-ônibus. Para o IPTU, 0,3% para imóveis residências, 1% para imóveis comerciais e 3% para lotes vazios.

Os valores da tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) usada nos anos anteriores para medição do IPVA sofreram aumentos elevados devido à pandemia de Covid-19. Para evitar os ajustes inflacionários, em 2022 os impostos de propriedade usarão como base o INPC, medido pelo IBGE. O INPC estabelece a correção do poder de compra do salário dos brasileiros de renda baixa.

Os ajustes fazem parte da atualização monetária, ação prevista na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Apesar do aumento dos impostos, o desconto para pagamentos à vista subiu de 5% para 10%. O desconto é válido para pagamentos do valor integral até a data de vencimento da cota única.

Além do desconto de cota única, tanto o IPTU quanto o IPVA poderão ser parcelados em até seis vezes. Os vencimento dos impostos começam em maio de 2022.

Clique aqui para conferir tabela de preços do IPTU 

Clique aqui para conferir tabela de preços do IPVA

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas