Brasília DF espera orientação federal para vacinar crianças com CoronaVac

DF espera orientação federal para vacinar crianças com CoronaVac

Os imunizantes para o público infantil são os mesmos aplicados para os adultos. Estoque da rede de frios tem 540,7 mil unidades

  • Brasília | Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Doses da Coronavac

Doses da Coronavac

Instituto Butantan/Divulgação


A Secretaria de Saúde do Distrito Federal espera a publicação da nota técnica do Ministério da Saúde com orientações sobre a vacinação de jovens contra a Covid-19 com a Coronavac para aplicar o imunizantes nesse público. A informação foi divulgada em coletiva de imprensa dessa quinta-feira (20). No estado de São Paulo, a vacinação já começou.  

Até então, apenas as vacinas da Pfizer/BioNTech eram ministrada em crianças e adolescentes. No entanto, nessa quinta, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou que doses da Coronavac fossem administradas na faixa etária de 6 a 17 anos. Os frascos são os mesmos usados em adultos, inclusive com a mesma dosagem.

O órgão reconheceu a segurança e os benefícios do imunizantes para os jovens. O esquema vacinal também será em duas doses, como já ocorre com os adultos. O hiato deve ser de pelo menos 28 dias. No entanto, a orientação a Anvisa é que a aplicação da Coronavac não coincida com a de outras vacinas. Nesse caso, o intervalo deve ser de duas semanas.

A Rede de Frios do DF ainda dispõe de 540,7 mil doses da Coronavac em estoque, e que podem ser destinadas ao público infanto-juvenil. O uso da Coronavac na campanha para os jovens pode agilizar a imunização na iminência do início do ano letivo, programado para 14 de fevereiro. As aulas serão retomadas no modelo 100% presencial.

A secretaria de Educação reforçou que não haverá vacinação nas escolas públicas ou regionais de ensino e nem vai cobrar o comprovante de vacinação para que alunos frequentem as salas de aula.

Vacinação infanto-juvenil

Em junho no ano passado, a Anvisa já havia autorizado a vacinação de adolescentes a partir de 12 anos com as vacinas da Pfizer. Em dezembro, foi aprovado o uso de doses pediátricas do fármaco em crianças de 5 a 11 anos. No DF, a campanha de vacinação contra a Covid-19 alcança as crianças a partir de 8 anos.

Últimas