Brasília DF libera vacinas remanescentes da CoronaVac para crianças de 3 e 4 anos

DF libera vacinas remanescentes da CoronaVac para crianças de 3 e 4 anos

Faixa etária poderá ser imunizada com a 'xêpa' uma hora antes do fechamento dos postos de saúde a partir desta quinta-feira (21)

  • Brasília | Vanessa Marques, do R7, em Brasília

Criança sendo vacinada por uma profissional da saúde

Criança sendo vacinada por uma profissional da saúde

José Cruz/ Agência Brasil

Crianças de 3 e 4 anos poderão ser vacinadas contra a Covid-19 no Distrito Federal a partir desta quinta-feira (21). A imunização para esta faixa etária será feita com doses remanescentes da CoronaVac uma hora antes do fechamento das unidades de vacinação, de acordo com a Secretaria de Saúde.

A decisão foi tomada para evitar a perda dos frascos já abertos, que são conhecidos popularmente como "xêpa da vacina". "Cada frasco de CoronaVac contém dez doses do imunizante. Após aberto, a validade é de oito horas, sendo impossível o restante ser utilizado no dia seguinte. A orientação do Ministério da Saúde é para que essas doses remanescentes não sejam perdidas", explicou em nota.

A imunização com a vacina da CoronaVac começou nesta quarta-feira (20) em crianças imunossuprimidas com 4 anos de idade ou mais. Mais de 70 Unidades Básicas de Saúde do DF estão preparadas para receber o público.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ampliou a autorização de uso emergencial da CoronaVac para as crianças de 3 a 5 anos no dia 13 de julho.

A secretaria ressaltou que não há garantia de disponibilidade da "xêpa". No horário normal de atendimento, está autorizada apenas a vacinação de crianças imunossuprimidas de 4 anos. A condição precisa ser comprovada por meio de laudo ou relatório médico.

Últimas