Bastidores da Política: Celina Leão herda força de Ibaneis e lidera com folga pesquisa no DF
Vice-governadora aparece com até 54% das intenções de voto e consolida favoritismo do grupo governista
DF Record|Do R7
A pesquisa do Real Time Big Data divulgada nesta terça-feira (4) sobre a disputa ao governo do Distrito Federal revela um cenário amplamente favorável ao grupo que hoje está no poder, liderado pelo governador Ibaneis Rocha. A vice-governadora Celina Leão (PP), apontada como possível candidata do grupo governista, aparece com larga vantagem em todos os cenários simulados, indicando chances reais de vitória já no primeiro turno, especialmente se for confirmada a inelegibilidade do ex-governador José Roberto Arruda, principal nome da oposição conservadora.
Nos bastidores, a leitura é de que Celina herda a taxa de aprovação do governo Ibaneis, que chega a 63%, e mantém uma transferência consolidada de votos dentro do eleitorado conservador do DF. Em um eventual segundo turno contra Ricardo Cappelli (PSB), o cenário segue favorável à vice-governadora e Celina teria 54% das intenções de voto, contra 14% do adversário.
A baixa visibilidade de Cappelli, ainda desconhecido por 64% dos eleitores, e a alta rejeição a Arruda, ligada a escândalos do passado, podem ajudar a explicar a vantagem. A pesquisa também confirma uma tendência de continuidade política no DF, semelhante às disputas de 2014 e 2022, quando Arruda chegou a figurar nas urnas, mas acabou impedido pela Justiça Eleitoral. Com isso, a candidatura de Celina Leão se firma como o nome mais competitivo da base governista e, no momento, a principal favorita na disputa pelo Palácio do Buriti em 2026.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
Últimas



