Brasília DF tem 76 postos para 'Dia D' da multivacinação

DF tem 76 postos para 'Dia D' da multivacinação

Campanha nacional ocorre neste sábado para que crianças e adolescentes menores de 15 anos atualizem cadernetas vacinais

  • Brasília | Do R7, em Brasília

Sábado (16) é o 'Dia D' da multivacinação

Sábado (16) é o 'Dia D' da multivacinação

Reprodução/Freepik

O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação acontece em todo o país neste sábado (16). No Distrito Federal, a Secretaria de Saúde destinou 76 postos de vacinação para que crianças e adolescentes menores de 15 anos atualizem suas cadernetas vacinais. Os pontos funcionam das 8h às 17h.

As imunizações oferecidas serão as que compõem o calendário básico, contra doenças como sarampo, caxumba, varicela, meningite e HPV. São 18 vacinas no total. A campanha não inclui vacinação contra Covid-19, que faz parte do calendário normal.

Veja aqui a lista com os postos de vacinação.

Segundo a Secretaria de Saúde, a vacina BCG é oferecida nas maternidades dos hospitais da rede pública de saúde e na Casa de Parto desde 2020. O imunizante protege contra a tuberculose,  Os demais imunizantes estão disponíveis durante todo o ano nas salas de vacinação do DF.

A Campanha de Multivacinação teve início no último dia 1º de outubro e termina no próximo dia 29. Segundo a Saúde, até essa sexta-feira (15) já foram atualizados 72,5% das carteirinhas de 6.756 crianças e adolescentes. Isso significa que 4.895 pessoas desse grupo estavam com algum imunizante em atraso.

A meta da campanha é aumentar ao máximo o percentual de cobertura das vacinas pendentes. Os postos de imunização terão profissionais orientados a verificar se está em falta alguma vacina do calendário básico na carteira da criança e do adolescente e aplicar o produto em caso de necessidade.

Últimas