Brasília Campanha de multivacinação ocorre neste sábado no DF

Campanha de multivacinação ocorre neste sábado no DF

Das 8h às 17h, crianças e jovens de 0 a 15 anos podem procurar um dos 76 postos de saúde para atualizar a caderneta de vacinação

  • Brasília | Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Adolescente recebendo a  vacina no Distrito Federal

Adolescente recebendo a vacina no Distrito Federal

RecordTV

Este sábado (16) é o Dia D da Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes. No Distrito Federal, a Secretaria de Saúde mobilizou 76 postos para atender ao público de 0 a 15 anos, das 8h às 17h. A lista com os endereços está no site da pasta. A campanha começou dia 1º de outubro e segue até 29 de outubro.

Na ocasião, serão ofertadas doses de 18 vacinas que constam do calendário básico, à exceção do imunizante contra a Covid-19. Até agora, 6.756 vacinas da campanha já foram aplicadas.

Entre elas, estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

A ação faz parte da estratégia do Ministério da Saúde para elevar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta dos jovens que estejam com vacinas atrasadas. Cerca de 72,5% do público vacinado desde o início da campanha tinha alguma aplicação atrasada.

A BCG, que protege contra a tuberculose, foi a que alcançou o maior índice: 82,8% de cobertura, se aproximando da meta de 90%. As demais têm apresentado queda nas aplicações desde de 2017. Vacinas contra hepatite, rotavírus, meningite e poliomielite não ultrapassaram os 68% de cobertura em 2021. No caso da tríplice bacteriana, apenas 62,53% do público está vacinado.

Últimas