Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

DF tem cinco candidatos ao governo nas próximas eleições

Coligações fecham nomes no último dia das convenções

Brasília|Do R7

Em uma das eleições mais disputadas do DF, cinco candidatos são oficializados na corrida ao Palácio do Buriti
Em uma das eleições mais disputadas do DF, cinco candidatos são oficializados na corrida ao Palácio do Buriti Em uma das eleições mais disputadas do DF, cinco candidatos são oficializados na corrida ao Palácio do Buriti

Em outubro, o Distrito Federal terá uma das eleições mais disputadas de sua história, com cinco candidatos na corrida pela chefia do Palácio do Buriti: Agnelo Queiroz (PT), José Roberto Arruda (PR), Luiz Pitiman (PSDB), Rodrigo Rollemberg (PSB) e Toninho (Psol).

A maioria dos concorrentes deixou o fechamento das chapas para a última hora, nessa segunda-feira (30), prazo final para a realização de convenções partidárias que selam as coligações e candidaturas.

O cientista político Leonardo Barreto explica que as decisões se arrastam até o último minuto porque os candidatos avaliam os benefícios que cada partido pode representar. — Eles negociam o apoio para ter o maior tempo de TV possível.

O fim de semana foi de decisões para o cenário político do DF. Sem Dilma Rousseff e Lula, O PT oficializou nesse domingo (29) a dobradinha PT - PMDB, com os nomes de Agnelo Queiroz como candidato a governador e Tadeu Fillipelli na vice. A chapa conta com o apoio de outros 12 partidos, formando a maior coligação local das eleições deste ano.

Publicidade

Quem volta à cena política é José Roberto Arruda. O ex-governador também entra na disputa para retornar ao Palácio do Buriti. Desta vez, ele concorre pelo PR, que tem o apoio de outras quatro legendas (PTB, DEM, PRTB e PMN). Arruda terá como candidata a vice a deputada distrital Eliana Pedrosa (PPS), que chegou a lançar candidatura pelo PPS, mas voltou atrás e decidiu integrar a chapa encabeçada pelo ex-governador.

Leia mais notícias no R7 DF

Publicidade

O antigo partido de Eliana, o PSD, conforme já havia anunciado, não ia liderar nenhuma chapa, mas ganhou a posição de vice na coligação que tem Rodrigo Rollermberg (PSB) como cabeça. O nome do servidor público Renato Santana saiu como candidato a vice depois de uma negociação entre o PSB e Rogério Rosso, presidente do PSD no DF. Rollemberg e Santana integram a coligação formada por PSB, PDT, SDD, PSD, apoiada pelo movimento Rede Sustentabilidade, liderado por Marina Silva.

A chapa de extrema-esquerda formada por Psol, PCB e PSTU lançou Antônio Carlos de Andrade, o Toninho do Psol, que vai disputar sua terceira eleição depois de conseguir 14% dos votos nas últimas eleições. O professor Guillen, do PSTU, entra na corrida eleitoral ao lado de Toninho como candidato a vice.

Publicidade

O PSDB de Aécio Neves referendou o nome de Luiz Pitiman como candidato ao governo para ter um palanque eleitoral no DF, local que o partido espera ter grande quantidade de votos na disputa à presidência. A reportagem do R7 não obteve retorno sobre o candidato a vice na chapa de Pitiman e a coligação que irá disputar as eleições. O cientista política Leonardo Barreto diz que, depois das definições, é possível dizer que o DF tem, atualment,e um cenário político fragmentado. 

— A gente pode esperar uma disputa de Copa do Mundo acirrada nesta eleições. À esquerda temos três candidaturas com Agnelo, Rodrigo Rollemberg e Toninho. NO lado da direita, ali tem uma fragmentação entre Arruda e Pitiman. 

Essa segunda-feira foi o último dia para realização de convenções com oficialização das candidaturas. As coligações têm até sexta-feira (4) para enviar os nomes dos candidatos ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Até lá os partidos ainda podem modificar a ata das convenções e os candidatos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.