DF zera lista de espera por leito de UTI Covid nesta quarta (12)
Lista chegou a registrar dezenas de pacientes aguardando leito de UTI em 2020, antes do começo da vacinação
Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília
A lista de espera por um leito de UTI (unidade de terapia intensiva) de Covid-19 foi zerada no Distrito Federal nesta quarta-feira (12). A informação está disponível no Info Saúde, plataforma de dados da Secretaria de Saúde da capital.
Na última atualização da página, às 21h30 desta quarta, há registros de 84 pacientes em tratamento de diferentes doenças aguardando leitos de UTI no DF. Nenhum deles é paciente com suspeita ou confirmação de Covid-19.
A plataforma é dinâmica e pode sofrer alteração nas próximas atualizações. Porém, em 2020, quando ainda não havia vacinação contra a doença, a lista chegou a dezenas de pessoas com infecção em estado grave aguardando direcionamento ao leito adequado. Neste momento da pandemia, o DF vive uma taxa de transmissão da doença semelhante à de 2020.
O índice nesta quarta-feira chegou a 2,11, o que significa que cada 100 pessoas com a contaminação passam o vírus para, em média, outras 211. Não houve uma taxa acima de 2 em 2021. Já em 2020, ela chegou ao pico de 2,61.
A queda do número de casos graves e espera por leitos de UTI mesmo em meio ao aumento de casos é um dos reflexos da imunização. Ao todo, 85,25% da população do DF já recebeu duas doses ou a dose única da vacina contra a Covid-19.