Dino autoriza envio de policiais militares de oito estados ao DF
Portaria do Ministério da Justiça diz que objetivo da medida é pôr fim ao 'grave comprometimento da ordem pública' em Brasília
Brasília|Do R7
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, autorizou o envio de policiais militares de oito estados ao DF para pôr fim ao "grave comprometimento da ordem pública" em Brasília. Publicada na edição desta terça-feira (10) do Diário Oficial da União, a portaria ocorre após os atos de vandalismo praticados por extremistas nas sedes dos Três Poderes no último domingo (8).
Segundo o texto, policiais militares do Ceará, Bahia, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte, Maranhão, Goiás e Rio Grande do Sul vão se deslocar para atuar na Força Nacional de Segurança Pública até 31 de janeiro deste ano.
Segundo a portaria, caberá ao secretário nacional da Segurança Pública do Ministério da Justiça, Tadeu Alencar, adotar as providências para efetivar a medida.
Leia também
Na tarde desta segunda-feira (9), Dino afirmou que governadores de cerca de dez estados enviaram contingentes para fortalecer a ação da Força Nacional. Aproximadamente 500 profissionais de fora do DF estão à disposição. "Esse envio visa a apoiar as providências que serão adotadas ao longo da semana, na proteção à Esplanada dos Ministérios e à praça dos Três Poderes", informou.
De acordo com o ministro, houve quebra de acordo entre as forças de segurança do DF e o governo federal. "O que acertamos para a posse [do presidente Lula, em 1º de janeiro] com o Governo do DF foi fielmente cumprido. Acreditávamos que o planejamento de segurança feito para ontem seria cumprido. Infelizmente, não foi", lamentou.