Distrito Federal confirma dez novos casos de varíola do macaco
Outros 116 estavam em investigação e foram descartados após exames laboratoriais; a maioria dos infectados é homem
Brasília|Vanessa Marques, do R7, em Brasília
O Distrito Federal tem 102 casos confirmados de varíola do macaco. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (11) pela Secretaria da Saúde. São dez infectados a mais em comparação com o número de casos da última segunda-feira (8).
Outros 116 casos estavam em investigação e foram descartados após exames laboratoriais. Segundo a pasta, todas as pessoas que estão com a doença têm mais de 18 anos. Do total de infectados, 98 são homens e quatro são mulheres.
A doença é causada por um vírus e transmitida por meio do contato próximo com uma pessoa infectada. Objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies utilizadas pelo infectado também podem transmitir a varíola do macaco.
Segundo a Secretaria de Saúde, o primeiro caso da doença no DF foi confirmado em julho deste ano. A pasta informou que "os principais sintomas são febre e erupção cutânea, mas as pessoas também podem apresentar calafrios e linfadenopatia [inchaço em pequenas glândulas], especialmente, em regiões perto do pescoço".
Leia mais: DF não tem previsão de ampliar a 4ª dose da Covid-19 para maiores de 30 anos
Centro de Operações de Emergências
Na semana passada, depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência de saúde pública de interesse internacional (ESPII), a Secretria de Saúde oficializou o Centro de Operações de Emergências (COE) como responsável pelo combate às infecções no DF. O Centro vai analisar os padrões de ocorrência, distribuição e confirmação dos casos suspeitos da varíola do macaco na capital federal.