Brasília DF não tem previsão de ampliar a 4ª dose da Covid-19 para maiores de 30 anos

DF não tem previsão de ampliar a 4ª dose da Covid-19 para maiores de 30 anos

O governador Ibaneis Rocha também confirmou que não há uma data específica para o início da vacinação dessa faixa etária 

  • Brasília | Rossini Gomes, do R7, em Brasília

Para receber a 4ª dose, é preciso ter tomado a vacina anterior há pelo menos quatro meses

Para receber a 4ª dose, é preciso ter tomado a vacina anterior há pelo menos quatro meses

Divulgação

Após 40 dias do início da vacinação da quarta dose contra a Covid-19 para pessoas maiores de 35 anos no Distrito Federal, a Secretaria de Saúde do DF segue sem previsão de ampliar a imunização para o público acima de 30 anos. O governador Ibaneis Rocha (MDB) também afirmou ao R7 que não há data para começar a vacinação dessa faixa etária. 

Também chamada de segunda dose de reforço, a aplicação da quarta dose para maiores de 35 anos começou no dia 1º de julho, um dia depois do anúncio do governador Ibaneis nas redes sociais. "Confiram os locais de vacinação que serão divulgados no site da Secretaria de Saúde", alertou Ibaneis, em 30 de junho.

Questionada pelo R7, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal apenas reforçou que "até o momento, no DF, a segunda dose de reforço, também chamada de quarta dose, é aplicada em pessoas com pelo menos 35 anos e profissionais de saúde". Após outra indagação, a pasta afirmou que "ainda não há previsão de ampliar o público alvo para a quarta dose".

A secretaria também afirmou que "o último pedido de vacina Covid realizado foi para CoronaVac e Pfizer pediátrica no dia 12/07/2022", data em quem "foram solicitadas 20 mil doses de Pfizer infantil e 170 mil doses CoronaVac".

"Cabe ressaltar que a Rede de Frio central faz a análise diária do número de doses aplicadas e que sempre que necessário realiza o pedido de abastecimento ao Ministério da Saúde, que prontamente vem nos atender, com exceção da vacina CoronaVac, que está em falta no estoque nacional", informou a pasta.

O Ministério da Saúde informou ao R7 que "as doses de vacinas Covid-19 são enviadas de acordo com a solicitação de cada estado, considerando o público-alvo planejado e a capacidade de armazenamento. Cabe aos estados o planejamento e gerência da distribuição aos municípios". Até o momento, o ministério distribuiu 7,6 milhões de doses de vacinas Covid-19 para o Distrito Federal.

270 mil pessoas entre 35 e 39 anos

Rodoviária do Plano Piloto; o DF tem 270 mil pessoas entre 35 e 39 anos

Rodoviária do Plano Piloto; o DF tem 270 mil pessoas entre 35 e 39 anos

Agência Brasília

À época da divulgação da quarta dose para pessoas acima de 35 anos, a Secretaria de Saúde informou que o público com essa idade no DF era de aproximadamente 1,3 milhão de pessoas, sendo cerca de 270 mil entre 35 e 39 anos, de acordo com a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

Além da aplicação em pessoas maiores de 40 anos, a quarta dose da vacina contra a Covid-19 está sendo oferecida a profissionais da área de saúde pública e privada, incluindo gestantes. "São aplicados imunizantes Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, de acordo com a escolha do usuário", informa a Secretaria de Saúde do DF.

De acordo com a pasta, para receber a segunda dose de reforço do imunizante, é preciso ter tomado a vacina anterior há pelo menos quatro meses.

Outros estados adiantados

- AMAZONAS: em Manaus, a quarta dose é oferecida a quem tem mais de 18 anos desde 30 de junho.
- MARANHÃO: em São Luís, a imunização com a segunda dose de reforço também está liberada para toda a população adulta desde 13 de julho.
- SÃO PAULO: na capital paulista, a quarta dose também foi liberada para quem tem acima de 18 anos nessa terça-feira (9).
- ESPÍRITO SANTO: nos municípios da Grande Vitória, a quarta dose é oferecida a quem tem mais de 30 anos desde 20 de junho.
- RIO DE JANEIRO: na capital fluminense, desde 23 de julho pessoas maiores de 30 anos podem tomar a quarta dose.
- BAHIA: em Salvador, a segunda dose de reforço para quem tem entre 30 e 34 anos começou no dia 2 deste mês.

Últimas