Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Distrito Federal vai ter um comitê de proteção à mulher em cada região administrativa

Lei foi publicada no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (24); objetivo é garantir direitos fundamentais das mulheres

Brasília|Fabíola Souza, do R7, em Brasília

Palácio do Buriti, sede do Executivo local
Palácio do Buriti, sede do Executivo local Palácio do Buriti, sede do Executivo local

O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) sancionou nesta quarta-feira (24) a lei nº 7.266, que cria o comitê de proteção à mulher com o objetivo de garantir os direitos fundamentais das mulheres. De acordo com o texto, qualquer pessoa pode denunciar ao comitê a violação ou ameaça de algum desses direitos. Em cada região administrativa do DF deve haver, no mínimo, um órgão de proteção como integrante da administração pública local, vinculado à Secretaria de Estado da Mulher.

Na prática, os integrantes do comitê serão responsáveis por identificar e notificar a ameaça dos direitos e resguardar a integridade das mulheres no Distrito Federal. Sendo assim, deverão informar à autoridade policial e ao Ministério Público para que adotem as providências baseadas na Lei Maria da Penha e nas demais legislações pertinentes ao caso. Os profissionais que compõem o grupo serão comissários de proteção à mulher na aplicação das medidas protetivas e deverão acompanhar as vítimas. Portanto, os membros do comitê poderão prestar assistência nas entidades de atendimento nas quais se encontrem as vítimas, que estarão resguardadas por medidas protetivas.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Também no mês de maio, o governador do DF sancionou a lei nº 7.264, que institui mecanismo para coibir a violência contra a mulher e prevê multa entre R$ 500 e R$ 500 mil para quem descumpri-la. Inspirado nesta proposta, o deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF) apresentou um projeto de lei que obriga agressores de mulheres a ressarcir as despesas do serviço público no atendimento às vítimas de violência. Segundo Fred Linhares, o projeto tem boas chances na Câmara dos Deputados. "Por essa lei já ter sido aprovada [pela Câmara Legislativa] e sancionada pelo governador Ibaneis Rocha, tem grande chance de a gente levá-la ao plenário o mais rápido possível e aprovar também na Câmara Federal”, declarou Linhares.

Dados

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), no período de janeiro a março deste ano, foram registradas 4.290 ocorrências de violência doméstica ou familiar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.