Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Sabino discute futuro com Lula após ultimato do União; outros 2 ministros vão ficar no governo

Após partido dar 24 horas para entrega dos cargos, Waldez Góes e Frederico de Siqueira confirmaram que seguirão na Esplanada

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Dois ministros do governo Lula, Waldez Góes e Frederico de Siqueira, decidiram permanecer em seus cargos, ignorando a determinação do Uniãobrasil.
  • O Uniãobrasil havia dado 24 horas para que seus filiados deixassem os cargos no governo.
  • O futuro do ministro do Turismo, Celso Sabino, ainda está indefinido após reunião com Lula.
  • Essa resistência de ministros do Uniãobrasil já ocorreu anteriormente, com decisões semelhantes de outros ministros para permanecer no governo.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Waldez Góes e Frederico de Siqueira Filho
Waldez Góes e Frederico de Siqueira Filho vão continuar no governo Montagem - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um dia após o União Brasil aprovar uma resolução determinando que filiados ao partido entreguem seus cargos no governo federal em até 24 horas, dois ministros já sinalizaram que não vão seguir a decisão.

Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Frederico de Siqueira (Comunicações) confirmaram que permanecerão na equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo apurou a RECORD.


Embora os dois não sejam filiados ao União, foram indicados pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), uma das principais lideranças do partido.

leia mais

A situação do terceiro integrante da sigla na Esplanada, o ministro do Turismo, Celso Sabino, ainda está em aberto. Ele teve reunião com Lula na tarde desta sexta-feira (19), no Palácio da Alvorada, para discutir o seu futuro no governo.


O anúncio do União Brasil, feito na quinta-feira (18), estabeleceu a saída imediata de todos os seus filiados de cargos de livre nomeação no Executivo, sob pena de punições por infidelidade partidária.

A medida reforçou decisão tomada no início do mês, quando a federação formada por União e PP anunciou oficialmente o desembarque da base governista.


Apesar da determinação, este não é o primeiro episódio em que ministros ligados ao União resistem à pressão da legenda. Em momento anterior, quando a federação já havia pedido a saída de Sabino e do ministro André Fufuca (Esporte), do PP, ambos decidiram permanecer.

Perguntas e Respostas

Quais ministros do União decidiram permanecer no governo?


Os ministros Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional, e Frederico de Siqueira, das Comunicações, confirmaram que permanecerão na equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Qual foi a decisão do União Brasil em relação aos cargos no governo?

O União Brasil aprovou uma resolução que determina que os filiados ao partido entreguem seus cargos no governo federal em até 24 horas, sob pena de punições por infidelidade partidária.

Os ministros Waldez Góes e Frederico de Siqueira são filiados ao União?

Não, Waldez Góes e Frederico de Siqueira não são filiados ao União. Eles foram indicados pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que é uma das principais lideranças do partido.

Qual é a situação do ministro do Turismo, Celso Sabino?

A situação de Celso Sabino, ministro do Turismo, ainda está indefinida. Ele teve uma reunião com o presidente Lula para discutir seu futuro no governo.

O que aconteceu no início do mês em relação à federação do União?

No início do mês, a federação formada por União e PP anunciou oficialmente o desembarque da base governista, reforçando a decisão de que os filiados deveriam deixar os cargos.

Os ministros do União já resistiram a pressões anteriores?

Sim, este não é o primeiro episódio em que ministros ligados ao União resistem à pressão da legenda. Anteriormente, o partido já havia solicitado a saída de Celso Sabino e do ministro André Fufuca, do PP, mas ambos decidiram permanecer.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.