Eduardo Leite e Onyx Lorenzoni estão tecnicamente empatados na disputa ao Governo do RS
Dados são de levantamento feito pelo Real Time Big Data; foram ouvidos 1.500 eleitores entre os dias 26 e 27 de julho
Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília
O ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) e o ex-ministro do Trabalho e Previdência Onyx Lorenzoni (PL) estão tecnicamente empatados na corrida eleitoral ao Palácio Piratini, de acordo com pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta quinta-feira (28).
Leite aparece na liderança nos dois cenários da amostra, com 14% na pesquisa espontânea, em que o eleitor responde em quem pretende votar sem que os nomes lhe sejam apresentados, e com 29% na estimulada, em que uma lista de candidatos é mostrada a ele. Onyx tem 12% na espontânea e 24% na estimulada. Com a margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, eles estão tecnicamente empatados.
A pesquisa, encomendada pela Record TV, ouviu 1.500 eleitores do Rio Grande do Sul entre os dias 26 e 27 de julho. O levantamento foi registrado no TSE sob o número RS-04275/2022. O nível de confiança é de 95%.
Leia também: Onyx lidera em dois cenários para o Governo do Rio Grande do Sul
Além do ex-governador e do ex-ministro do governo Bolsonaro, os eleitores citaram dois candidatos na pesquisa espontânea. José Ivo Sartori (MDB), ex-chefe do Executivo no estado, teve 2% das intenções de voto, seguido de Edegar Pretto (PT), com 1%. A pesquisa revela ainda que 7% tinham a intenção de votar em branco ou nulo e que 61% não sabiam ou não responderam.
Na pesquisa estimulada, Pretto alcançou 9% das intenções de voto; Pedro Ruas (PSOL), 5%; Luís Carlos Heinze (PP), 4%; Beto Albuquerque (PSB), 3%; e Vieira da Cunha (PDT), 2%. Roberto Jobim (Novo), Roberto Argenta (PSC), Gabriel Souza (MDB) e Rejane de Oliveira (PSTU) tiveram 1% cada um.
Avaliação do governo
Os entrevistados também disseram como avaliam o governo de Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), que assumiu o cargo após a renúncia de Eduardo Leite, em março. Para 40%, o desempenho do tucano é regular. Para 23%, o governo é bom; para 4%, é ótimo. Os entrevistados que consideraram o governo ruim ou péssimo somam 20%. Os que não souberam responder, 13%.
Corrida ao Senado
O instituto Real Time Big Data também avaliou as intenções de voto na corrida ao Senado pelo Rio Grande do Sul. O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), aparece com 24%; Ana Amélia Lemos (PSD), com 20%; e José Ivo Sartori (MDB), com 17%. Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais, eles estão tecnicamente empatados.
Em seguida vêm Nelson Marchezan Júnior (PSDB), com 7%; Lasier Martins (Podemos), 5%; Comandante Nádia (PP), 3%; e Roberto Robaina (PSOL), 1%. Brancos e nulos somaram 11%. Os que não souberam ou não quiseram responder, 12%.