Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Eduardo volta a criticar STF e diz que ‘ainda dá tempo’ de ‘desfazer esta lambança’

Fala acontece depois de Moraes determinar investigação de postagens feitas pelo deputado com foto antiga do ministro

Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília

  • Google News
Deputado licenciado Eduardo Bolsonaro é crítico da atuação do STF Wilson Dias/Agência Brasil - Arquivo

O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou novamente o STF (Supremo Tribunal Federal) neste sábado (19), alegando que a corte teria feito alterações na jurisprudência para manter investigações que deveriam ser de outras instâncias. “Ainda dá tempo de seguir a Constituição e desfazer esta lambança”, afirmou.

A publicação em rede social foi feita horas depois que o ministro Alexandre de Moraes determinou a investigação de postagens feitas em redes sociais pelo deputado depois que a Polícia Federal cumpriu mandados na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro.


RESUMO DA NOTÍCIA

  • Eduardo Bolsonaro criticou o STF, afirmando que a Corte alterou jurisprudências para manter investigações indevidas.
  • O deputado publicou em redes sociais que ainda é possível "desfazer esta lambança".
  • Ministro Alexandre de Moraes ordenou investigação sobre postagens de Eduardo após a PF cumprir mandados na casa de Jair Bolsonaro.
  • Eduardo foi acusado de aumentar condutas ilícitas e atacou Moraes em suas publicações, chamando-o de "ditador".

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Segundo o ministro, o parlamentar “intensificou as condutas ilícitas objeto destas investigações, por meio de diversas postagens e ataques ao STF nas redes sociais”. Eduardo é alvo de um inquérito sobre a atuação dele nos Estados Unidos contra o Brasil.

Moraes citou três publicações. Uma delas é uma nota à imprensa publicada por Eduardo no Facebook. No texto, o deputado licenciado chama o ministro de “ditador” e afirma que as medidas foram tomadas para “fazer do meu pai um refém”.


Na outra publicação, feita no X, antigo Twitter, Eduardo postou uma foto antiga de Moraes com a frase “Talvez o Moraes não sabe se o Filipe Martins foi ou não aos EUA, mas agora todo mundo sabe que o Moraes não vai!”.

Esse post foi feito depois que o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, informou que determinou a revogação do visto de Moraes.


Em 26 de maio, Moraes determinou que Eduardo fosse investigado por supostas ações cometidas nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras.

Em 7 de julho, o ministro prorrogou o inquérito por mais 60 dias. Na decisão, o ministro considerou a necessidade de prosseguimento das investigações, com a realização de diligências ainda pendentes.


LEIA TAMBÉM

A determinação deste sábado adiciona as postagens às investigações em curso.

Eduardo é investigado por coação no curso do processoobstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa abolição violenta do Estado democrático de Direito.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.