Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

‘Ele tem meu telefone, e eu tenho o dele’, diz Lula sobre Trump

Presidentes se encontraram na Malásia nesse domingo (26)

Brasília|Da Agência Brasil

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Lula e Trump trocaram números de telefone para facilitar negociações futuras.
  • Trump descreveu a reunião como boa, mas sem certezas sobre um acordo imediato.
  • As equipes de ambos os países continuarão as negociações sobre tarifas e penas contra ministros brasileiros.
  • Lula está em agenda na Malásia, participando de cúpulas da Ásia do Leste e da Asean.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Trump e Lula se encontraram na Malásia
Trump e Lula se encontraram na Malásia Daniel Torok/Official White House Photo - 26.10.2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (27) que ele e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, trocaram telefones, caso surjam dificuldades nas negociações entre os dois países sobre o tarifaço americano.

“Estabelecemos uma regra de negociação que toda vez que tiver uma dificuldade eu vou conversar pessoalmente com ele. Ele tem o meu telefone, e eu tenho o telefone dele”, afirmou Lula em uma breve conversa com a imprensa, na saída do hotel em Kuala Lumpur, na Malásia.


Leia mais

A declaração do presidente brasileiro foi em resposta à fala de Donald Trump, após deixar a Malásia.

O americano disse que teve uma “boa reunião” com Lula, a quem descreveu como “um cara bastante enérgico”, mas não assegurou um acordo com o Brasil.


“Não sei se algo vai acontecer, mas veremos”, disse Trump a repórteres que o acompanharam no avião presidencial. Segundo Lula, essa incerteza é “óbvia”. “Não era possível que em uma única conversa a gente pudesse resolver os problemas”, disse o presidente brasileiro.

Lula afirmou também que as equipes de ambos os países continuarão negociando o fim da sobretaxação a produtos brasileiros e a suspensão de punições aplicadas pelo governo americano contra alguns ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e contra o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e familiares dele.


“Minha equipe é de alto nível. Tem o Alckmin, o Haddad e o Mauro Vieira. (...) Eu entreguei um documento com o que foi dito na nossa conversa, portanto não foram apenas palavras. Ele tem um documento sabendo o que o Brasil quer”, declarou o presidente brasileiro.

Lula cumpre nesta segunda-feira (27) o seu quinto dia de agendas no Sudeste Asiático. Em Kuala Lumpur, capital da Malásia, ele participou da abertura da 20ª Cúpula da Ásia do Leste e foi recebido em um jantar de gala, oferecido pelo presidente da Malásia, Anwar Ibrahim, e pela primeira-dama, Wan Azizah Wan Ismail.


Na semana passada, o presidente realizou visita oficial à Indonésia e participou da 47ª Cúpula da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático), em Kuala Lumpur. O encontro com Trump foi realizado durante a programação da Cúpula.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.