Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Braskem admite pela primeira vez ser responsável por afundamentos de bairros em Maceió

Afirmação foi feita por diretor da empresa, Marcelo Arantes, na CPI do Senado que investiga os danos causados pela mineradora

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

A mineradora Braskem admitiu pela primeira vez, nesta quarta-feira (10), a culpa pelo afundamento do solo em bairros de Maceió (AL) no ano passado. Em depoimento à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga os danos pela extração de sal-gema na cidade, o diretor da empresa Marcelo Arantes, responsável pela área de Pessoas, Comunicação, Marketing e Relações com a Imprensa, disse que “a Braskem tem, sim, contribuição, e é responsável pelo evento acontecido em Maceió”.

Veja também

“A Braskem tem a sua culpa nesse processo e nós assumimos a responsabilidade por isso”, afirmou Arantes. Ele acrescentou que “não é à toa que todos os esforços da companhia têm sido colocados para reparar, mitigar e compensar todo o dano causado à subsidência na região”.

Mesmo com laudos apontando a responsabilidade da mineradora sobre os danos nos bairros alagoanos, até então a Braskem não tinha admitido publicamente a relação com o problema. No próprio acordo feito com antigos moradores para apoiar a desocupação das áreas de risco, a empresa se resguarda ao pontuar uma cláusula prevendo ser ressarcida caso não seja responsabilizada pelos danos.

Desde 2020, a Braskem paga compensações financeiras a moradores antes mesmo de haver uma decisão judicial responsabilizado a mineradora.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.