Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em depoimento, Bolsonaro diz que não sabia que era crime e não importunou baleia

Oitiva é parte de investigação sobre possível crime de 'importunação intencional' em São Sebastião, no litoral de SP

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em Brasília

Bolsonaro diz que não sabia que era crime
Bolsonaro diz que não sabia que era crime Bolsonaro diz que não sabia que era crime (Alan Santos/PR)

Em depoimento à Polícia Federal, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) informou que andava de moto aquática quando uma baleia surgiu, que não sabia que era crime chegar perto e que não teve intenção de incomodar ou interferir na rota do animal. A oitiva é parte de uma investigação sobre um possível crime de "importunação intencional" a uma baleia-jubarte em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo.

"Ele disse que estava andando de moto aquática quando uma baleia surgiu, que colocou em ponto morto e a baleia foi embora. Ele filmou. E ao fim ele disse que não sabia que era crime e que não teve intuito de importunar e causar desconforto e interferir a rota da baleia. Disse que não tinha culpa de a baleia aparecer lá e não perseguiu o animal", informou a defesa do ex-presidente. 

O depoimento havia sido marcado para o dia 7 deste mês, mas foi adiado. O caso ocorreu em junho de 2023, e o inquérito foi aberto com base em vídeos que mostram um homem pilotando uma moto aquática e ficando a 15 metros de distância da baleia com o motor ligado. A PF investiga possíveis crimes previstos em lei que proíbem a pesca ou o "molestamento intencional" de baleias.

Em novembro do ano passado, o Ministério Público Federal passou a acompanhar o inquérito, suspeitando que Bolsonaro seria o condutor do veículo aquático que se aproximou do mamífero. O ingresso do órgão na investigação foi solicitado pelo Ibama, que também investiga o caso, como um desdobramento de uma apuração preliminar do MPF sobre o episódio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.