Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Em meio à crise no Rio, Lula está incomunicável em voo de volta ao Brasil

Devido à longa distância, presidente está em avião da FAB, não no ‘Aerolula’; megaoperação deixou ao menos 64 mortos

Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O presidente Lula está incomunicável enquanto retorna ao Brasil devido a uma megaoperação no Rio de Janeiro que deixou 64 mortos.
  • Ele se encontra em um avião da FAB, sem acesso à internet ou telefone, o que impede qualquer comunicação.
  • Durante sua ausência, o vice-presidente Geraldo Alckmin assumiu a presidência e participou de reuniões sobre a situação no Rio.
  • A viagem de Lula à Ásia foi feita em uma aeronave KC-30, que oferece maior autonomia, mas é menos confortável que o ‘Aerolula’.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Com viagem internacional de Lula, Alckmin é o presidente em exercício Ricardo Stuckert / PR - 21.10.2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está incomunicável nesta terça-feira (28), em meio à megaoperação no Rio de Janeiro (RJ) que deixou ao menos 64 mortos. O petista está em deslocamento de volta ao Brasil, após giro pela Ásia. A previsão de chegada a Brasília (DF) é por volta das 20h30 desta terça.

Com viagens internacionais de Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin assume o comando do país. Ele teve ao menos duas reuniões ao longo do dia para discutir a megaoperação.


O avião em que Lula está — uma aeronave KC-20 (Airbus A330-200) da FAB (Força Aérea Brasileira) — não oferece internet nem telefone a bordo. Assim, tanto o petista quanto o restante da comitiva, formada por ministros e demais autoridades, estão incomunicáveis.

Oficialmente, o avião presidencial, conhecido como “Aerolula”, é um Airbus A319 com acesso à internet. No então, Lula foi à Indonésia e à Malásia no avião da FAB devido à maior autonomia da aeronave. A “troca” é feita em viagens de longa distância.


Aviões

O KC-30, adquirido durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) por US$ 80 milhões, tem capacidade para 238 passageiros e 45 toneladas de carga.

Com 59 metros de comprimento e 60 metros de envergadura, a aeronave tem autonomia de até 12 horas de voo, o que permite longos percursos sem necessidade de abastecimento.


O modelo foi utilizado em missões de repatriação no Líbano e resgates em Israel, além de envio de donativos ao Rio Grande do Sul.

O “Aerolula”, por sua vez, adquirido em 2004, possui uma cabine presidencial com escritório, suíte, sala de reuniões e área de segurança. 


Em setembro do ano passado, a aeronave apresentou problemas técnicos ao partir da Cidade do México, e foram necessárias manobras para esvaziar o tanque antes de pousar em segurança.

Por um lado, KC-30 oferece maior autonomia de voo, mas não é tão confortável. Possui a configuração de um avião comercial, com classes executiva e econômica, além de um espaço para primeira classe.

Já o “Aerolula” tem área para autoridades, sala de reuniões e assentos para outros passageiros.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.