Em meio a discurso de soberania, governo Lula tenta desassociar camisa verde-amarela da direita
Em vídeo publicado nas redes sociais, governo convoca população a assistir o 7 de Setembro com camisa das cores da bandeira
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Em meio ao discurso de soberania nacional, tema principal do desfile cívico-militar neste 7 de Setembro, o governo Lula reforça a estratégia de desassociar a camisa brasileira como símbolo apenas da direita. Em publicação nas redes sociais, o governo divulgou um vídeo convidando a população a comemorar o dia da Independência Nacional com a camisa verde-amarela.
“Está na hora de tirar a camisa verde-amarela do armário e mostrar pra todo mundo o seu orgulho de ser brasileiro. Passe pra frente esta mensagem e lembre sempre que esse país é nosso”, diz o texto.
A publicação também reforçou o novo slogan da gestão Lula: “Governo do Brasil: do lado do povo brasileiro” e citou, além do 7 de Setembro, a realização da COP30 este ano, em novembro, em Belém (PA).
O discurso faz referência também ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. As tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros foram anunciadas em 9 de julho, citando o julgamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro como um dos motivos para a sanção. As tarifas começaram a valer em 6 de agosto.
Desde então, o presidente Lula e membros do governo têm adotado um discurso em defesa da soberania do país, afirmando que o Trump age como se fosse o “imperador da Terra”, e que o Brasil quer negociar, mas exige respeito.
Leia mais
7 de Setembro
O desfile cívico-militar de 7 de Setembro deste ano terá como tema “Brasil Soberano”. Marcada para o próximo domingo (7), a solenidade ocorre pouco mais de um mês após o início do tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros.
O evento, que será realizado na Esplanada dos Ministérios com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está previsto para durar duas horas, com início às 9h.
O desfile será dividido em três eixos temáticos: Brasil dos Brasileiros; COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025) e Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento); e Brasil do Futuro.
O público terá acesso à solenidade às 6h30. Além dos blocos definidos pelo governo, o desfile terá a tradicional Esquadrilha da Fumaça e a “pirâmide humana” do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília.
As tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Forças Aéreas) também devem participar da apresentação.
Perguntas e Respostas
Qual é a estratégia do governo Lula em relação à camisa verde e amarela?
O governo Lula busca desassociar a camisa brasileira dos eleitores apenas da direita. Em uma publicação nas redes sociais, o governo convidou a população a comemorar o 7 de Setembro usando a camisa verde-amarela, enfatizando o orgulho de ser brasileiro.
O que foi publicado nas redes sociais pelo governo?
O governo publicou um vídeo que incentiva as pessoas a tirarem a camisa verde-amarela do armário e a mostrarem seu orgulho de ser brasileiro. O texto da publicação também destaca o novo slogan da gestão Lula: “Governo do Brasil: do lado do povo brasileiro”.
Qual é o tema do desfile cívico-militar deste ano?
O desfile cívico-militar de 7 de Setembro terá como tema “Brasil Soberano”. O evento está programado para ocorrer na Esplanada dos Ministérios e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Quais são os eixos temáticos do desfile?
O desfile será dividido em três eixos temáticos: Brasil dos Brasileiros; COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025) e Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento); e Brasil do Futuro.
Quando e onde ocorrerá o desfile?
O desfile ocorrerá no próximo domingo, 7 de Setembro, com início às 9h. O público terá acesso ao evento a partir das 6h30.
Quais atrações estão previstas para o desfile?
Além dos blocos definidos pelo governo, o desfile contará com a tradicional Esquadrilha da Fumaça e a “pirâmide humana” do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília. As tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Forças Aéreas) também participarão da apresentação.
Como o governo Lula se posiciona em relação às tarifas impostas pelos Estados Unidos?
O governo Lula tem adotado um discurso em defesa da soberania do país, criticando as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros impostas pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Lula afirmou que o Brasil deseja negociar, mas exige respeito.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
