Em três dias, mais de dez animais silvestres são resgatados no DF
Os bichos, principalmente cobras e saruês, foram encontrados com saúde em sete regiões do DF e soltos em local seguro na natureza
Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília
A presença de animais silvestres em áreas urbanas intensificou-se no Distrito Federal nesta semana. Apenas entre segunda (6) e quarta-feira (8), policiais do BPMA (Batalhão de Polícia Militar Ambiental) resgataram mais de 10 animais em sete regiões.
Um saruê foi encontrado próximo aos comércios da Quadra 2 do SIG (Setor de Indústrias Gráficas). O bicho estava preso no escoamento de água pluvial na manhã de segunda-feira (6). Ele foi considerado em bom estado de saúde e solto na natureza.
Na quadra 708 da Asa Sul, outro saruê foi resgatado dentro de um apartamento na manhã de segunda-feira (6). O animal estava assustado, mas não apresentava lesões. Após a captura, ele foi solto no habitat natural.
Já no Sol Nascente e Pôr do Sol, um porco espinho foi resgatado ainda durante a manhã de segunda-feira (6). O bicho estava preso em uma árvore dentro de uma chácara. Ele foi reintroduzido à natureza.
Um tatu foi encontrado às margens da BR-290, dentro de uma residência. O animal não apresentava lesões e, após ser retirado da casa, foi solto.
No Lago Sul, uma jiboia foi encontrada na QL 23, na manhã de segunda-feira (6). No final do dia, um tamanduá bandeira foi resgatado após entrar em uma casa no Jardim Botânico a procura de comida. Ambos os animais foram levados para soltura imediata na natureza.
Em Brazlândia, na manhã de segunda-feira (6), uma cobra cascavel foi encontrada em uma casa na Vila São José. O animal foi levado para um local adequado posteriormente.
Na zona rural da região, um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo, maus tratos contra animais e criação ilegal de animais silvestres. Na residência do idoso de 67 anos foi encontrado um criadouro de galos. Os militares destacaram que o local estava em péssimas condições e há suspeita de que os animais seriam usados para rinhas. Além dos galos, foram encontrados dois pintassilgos, aves silvestres que precisam autorização oficial para serem criadas. Todos os animais foram resgatados.
Nessa terça-feira (7), um tatu foi resgatado dentro de uma casa na Quadra 5 da Candangolândia. O animal não aparentava lesões e foi solto.
Ainda na manhã de terça-feira (7), uma cobra foi encontrada em uma residência próxima ao Aeroporto Internacional de Brasília, no Park Way. O chamado foi feito pela dona da casa. O animal foi devolvido ao habitat natural.
Na madrugada desta quarta-feira (8), um saruê foi resgatado no Bloco B da Superquadra Sul 116. O bicho estava calmo durante o resgate e foi solto em local apropriado.
De acordo com os militares do BPMA, com o aumento das chuvas, animais silvestres buscam abrigo e alimento no meio urbano. Para solicitar o resgate de um animal silvestre, a PM disponibiliza o número (61) 99969-3328.
*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.