Brasília Em uma semana, DF vacina 10% do público infantil contra a Covid

Em uma semana, DF vacina 10% do público infantil contra a Covid

Estoque de doses da Pfizer na Rede de Frios está zerado; crianças a partir de 6 anos serão imunizadas com CoronaVac

  • Brasília | Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Jovem de 11 anos vacinada no DF

Jovem de 11 anos vacinada no DF

Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

A campanha de vacinação infantil contra a Covid-19 começou há uma semana no Distrito Federal e, desde então, 27.145 crianças entre 5 e 11 anos foram imunizadas. O montante representa 10,17% do público estimado em 266,9 mil.

A imunização dessa faixa etária começou em 16 de janeiro no DF, um domingo, depois que o Ministério da Saúde fez o repasse do primeiro lote com 16,3 mil doses. Diante da escassez de vacinas para a capital federal, a Secretaria de Saúde decidiu definir grupos prioritários, assim como ocorreu com a imunização dos adultos.

Doses acabam

Nesta segunda-feira (24), as doses da Pfizer pediátrica estão zeradas na Rede de Frios, e restam apenas as já distribuídas aos postos de saúde. Com isso, a Secretaria de Saúde decidiu restringir a aplicação dessas vacinas apenas às crianças de 5 a 11 anos com imunossupressão, ou aquelas com 5 anos que possuem comorbidades ou deficiência.

"No momento, a vacina da Pfizer está sendo destinada às prioridades, devido ao baixo estoque desta vacina. As crianças desta faixa etária que não forem vacinadas terão que aguardar novas remessas da vacina Pfizer. Os pontos estão sendo abastecidos com a CoronaVac para suprir a demanda que não é prioritária", informou a pasta.

A secretaria aguarda o recebimento previsto de mais 39,9 mil doses até o fim do mês. Em fevereiro, a previsão é da chegada de outras 94,5 mil doses e, no mês de março, 109 mil vacinas. Na manhã desta segunda, o avião com 1,8 milhão de doses para todo o país desembarcou em São Paulo. Os imunizantes devem ser distribuídos aos estados nos próximos dias.

Campanha de vacinação

No primeiro domingo de vacinação no DF, crianças com comorbidades, deficiência ou sob tutela do Estado foram vacinadas. Aquelas com 11 anos sem comorbidades também receberam a picada. Três dias depois, na quarta-feira (19), o governo local anunciou que as crianças a partir de 8 anos estavam incluídas na campanha.

A dose pediátrica, aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso nas crianças é menor do que a ministrada em adultos: 0,2 mL e 0,3 mL, respectivamente. Na quinta-feira (20), houve novidades na vacinação infantil: a Anvisa aprovou o uso da Coronavac para imunizar jovens de 6 a 17 anos não imunocomprometidos, com a mesma dosagem já aplicada em adultos.

Com isso, os fármacos da Rede de Frios no DF passaram a ser usados na campanha infantil no sábado (22). Durante o fim de semana, 907 doses da CoronaVac infantil foram ministradas. Há mais de 500 mil armazenadas. O intervalo entre as duas doses é de 28 dias. Para a Pfizer, é de 8 semanas.

Escolas

A preocupação é acelerar a imunização infantil diante do início do ano letivo com atividades 100% presenciais, marcado para 14 de fevereiro. A Secretaria de Educação do DF informou que não vai vacinar as crianças nas escolas públicas ou regionais de ensino e nem irá cobrar o comprovante de vacinação para que os alunos frequentem as aulas presenciais.

Contudo, para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde informou que vai mobilizar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em cada região administrativa exclusiva para a vacinação infantil. A ação está programada para ocorrer na véspera da volta às aulas, entre 7 e 12 de fevereiro. A lista de postos ainda não foi divulgada. 

Últimas