Embaixador da Rússia no Brasil participa do JR Entrevista desta quinta-feira
Em conversa exclusiva, Alexey Labetskiy avaliou o curso da guerra com a Ucrânia, o posicionamento brasileiro e o Brics
Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília
O JR Entrevista desta quinta-feira (16) recebe Alexey Kazimirovitch Labetskiy, embaixador da Rússia no Brasil. A entrevista vai ao ar na Record News, a partir das 19h45.
Em entrevista exclusiva, Labetskiy avaliou o curso da guerra com a Ucrânia, o posicionamento brasileiro em relação ao conflito e disse que o cenário de tensão não paralisou o andamento do Brics, agrupamento econômico formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
"Felicitamos o Brasil pela recusa em fornecer os armamentos para as partes no conflito. Nós consideramos que todas as tentativas da Otan, do Ocidente, dos países da Europa Ocidental, dos Estados Unidos, de fornecer o armamento ao regime — para nós ilegítimo — de Kiev vão prorrogar esse conflito", disse o embaixador.
O Brasil tem tentado intermediar uma conversa entre a Rússia e a Ucrânia. "Estamos estudando as ideias que foram lançadas pelo governo brasileiro quanto à possibilidade de conversações entre as partes interessadas", afirmou Labetskiy. Ele ainda adiantou uma visita, em breve, do ministro das Relações Exteriores da Rússia ao Brasil.
Na entrevista, o embaixador também falou sobre as relações bilaterais entre a Rússia e o Brasil e os movimentos de cooperação mais avançados.