Embaixador da União Europeia no Brasil é o convidado do 'JR Entrevista' desta quinta-feira
Ignacio Ybáñez, que chamou relação com Brasil de 'estratégica', espera que fluxo comercial com países do bloco aumente
Brasília|Do R7, em Brasília
O JR Entrevista desta quinta-feira (13) recebe, às 19h45, o embaixador da União Europeia (UE) no Brasil, Ignacio Ybáñez. O programa vai estar disponível na Record News, no Portal R7, nas redes sociais e no PlayPlus.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
À jornalista Natalie Machado, Ybáñez destacou a relação entre o Brasil e os países do bloco europeu, a qual chamou de "estratégica", e reafirmou a preocupação da União Europeia com a sustentabilidade.
"A relação entre UE e Brasil é estratégica. Temos um número muito limitado de parceiros estratégicos, e o Brasil é um deles. A relação vai além dos governos. Temos visto, desde a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que as prioridades que ele determinou para seu governo estão muito próximas das nossas, como a questão climática. Ele entende a necessidade que esse tema tem, que ele precisa ser prioritário. Isso, com certeza, mostra que nossas relações vão se intensificar durante o governo dele", declarou.
Brasil e UE mantêm relações diplomáticas desde 1960. Em 2007, durante o segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o bloco europeu e o Brasil assinaram uma parceria estratégica que incluía o fortalecimento dos laços diretos.
Leia também
O acordo abrange ainda a cooperação em temas como política externa, direitos humanos, mudança climática, desenvolvimento sustentável, paz, segurança, pesquisa, inovação, comércio e investimento.
Ybáñez é diplomata espanhol e já foi embaixador da Espanha na Rússia. Ocupou, em seu país de origem, a Secretaria do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, a Diretoria-Geral da Política Externa e Assuntos Globais Multilaterais e a Diretoria-Geral da África. Ele é o representante da UE no Brasil desde o segundo semestre de 2019.