Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Entenda o que é a Cúpula de IA na Índia e o que o Brasil pretende levar para a mesa de negociações

Ao todo, 20 chefes de Estado participam do evento, que é organizado, pela primeira vez, por um país em desenvolvimento

Brasília|Bruna Pauxis e Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Cúpula sobre o Impacto da IA começou em Nova Deli, na Índia, reunindo 20 governantes e 45 delegações ministeriais.
  • O presidente Lula chegou ao evento, que aborda temas como pessoas, progresso e planeta.
  • O Brasil espera discutir acordos bilaterais, especialmente sobre minerais críticos e parcerias digitais.
  • Após a Cúpula, Lula viajará a Seul para o Fórum Empresarial Brasil-Índia, com foco em indústrias e transição energética.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Objetivo da cúpula é debater as diversas dimensões da IA, com foco em governança Ricardo Stuckert / PR - 18.02.2026

O presidente Lula participa, nesta quinta-feira (19), da quarta edição da Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial, que ocorre em Nova Délhi, na Índia.

Realizado pela primeira vez em um país em desenvolvimento, o evento conta com 20 chefes de Estado — entre eles o presidente francês, Emmanuel Macron —, além de 45 delegações ministeriais. Também devem participar os executivos Sam Altman, da OpenAI, e Sundar Pichai, do Google.


Neste ano, a cúpula tem três focos: pessoas, progresso e planeta. O objetivo é refletir sobre as diversas dimensões da IA, com foco em governança.

Minerais críticos

Para além da pauta tecnológica, a agenda de Lula inclui a discussão de acordos bilaterais, com foco no uso de minerais críticos. O presidente também deve tratar da ampliação da validade de vistos de turismo e negócios, que passariam de cinco para dez anos.


Leia mais

Lula viaja a convite do primeiro-ministro indiano Narendra Modi, que veio ao Brasil em julho do ano passado. Os líderes devem trocar impressões sobre os desafios do multilateralismo, o comércio internacional, a necessidade de uma reforma do Conselho de Segurança da ONU e a paz em Gaza.

Após os compromissos na Índia, o presidente viajará a Seul, na Coreia do Sul, onde participará do Fórum Empresarial Brasil-Coreia, com a presença de mais de 300 empresas brasileiras. O evento ocorrerá entre domingo (22) e terça-feira (24) e contará com painéis sobre indústrias e minerais críticos, mobilidade, transição energética, saúde e farmacêutica, segurança ambiental, entre outros temas.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.