Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entrevista: Flávio Dino diz que não foi convidado para STF e confirma candidatura para 2030

O ministro da Justiça é o convidado do 'JR Entrevista' desta quinta (16); o programa vai ao ar às 19h45, em formato multiplataforma

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, Renata Varandas e Marisla Mendes, da Record TV

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, é convidado do 'JR Entrevista' de 2023;
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, é convidado do 'JR Entrevista' de 2023; O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, é convidado do 'JR Entrevista' de 2023;

ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, deu uma entrevista ao JR Entrevista nesta quinta-feira (16) e abordou algumas das pautas tratadas desde o início de sua gestão à frente da pasta. À jornalista Renata Varandas, Dino afirmou que, diferentemente do que foi especulado, ele não foi convidado a assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) e confirmou que será candidato em 2030.

Dino disse ainda que uma eventual Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os atos extremistas ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília, não tem funcionalidade, uma vez que há investigações no Poder Judiciário.

"Estamos ponderando que isso vai implicar na perda do foco principal. Temos o arcabouço fiscal, âncora fiscal, por consequente a taxa de juros, a reforma tributária. E aí se instala uma CPI na Câmara [dos Deputados], CPI no Senado, vai ter palco de repetição do que já está sendo investigado e, inclusive, judicializado. E aí a CPI vai julgar o que a Justiça está julgando? Não vejo sentido prático, mas, se quiserem fazer, é uma prerrogativa parlamentar", argumentou.

Questionado sobre a possibilidade de assumir uma vaga na mais alta Corte do país, Dino disse não saber. O posto será aberto em maio, com a saída do ministro Ricardo Lewandowski. Depois, perguntado sobre um convite para a função, afirmou: "Não. Não fui e acho que não serei. Nunca pensei nisso".

Publicidade

Na sequência, Dino falou sobre uma eventual disputa nas próximas eleições. "O senhor pretende ser candidato em 2026?", questionou a repórter Renata Varandas. "Não, 2030", respondeu o ministro.

Durante a entrevista, Dino defendeu, ainda, a regulação das plataformas digitais e destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apoia o debate sobre o tema no âmbito das Nações Unidas e do G20, bloco que reúne as grandes economias mundiais.

Publicidade

"É um debate internacional de enorme importância. O presidente Lula tem proposto, inclusive, que isso se dê no âmbito das Nações Unidas ou do G20. A União Europeia avançou nessa regulação. A questão principal é que não há nenhuma atividade humana que seja totalmente desregulada, porque se não tende a abusos. Nós estamos propondo, no Ministério da Justiça, a proteção da verdadeira liberdade de expressão, e tem a fronteira, que é o cometimento de crimes."

Flávio Dino concede entrevista à repórter Renata Varandas, no 'JR Entrevista'
Flávio Dino concede entrevista à repórter Renata Varandas, no 'JR Entrevista' Flávio Dino concede entrevista à repórter Renata Varandas, no 'JR Entrevista'

Ainda na entrevista, o ministro contou que o Ministério da Justiça vai atuar em outras seis áreas indígenas além da yanomami, para combater as atividades ilegais. "Nós temos seis áreas identificadas para realização de operações similares ainda neste ano. Estamos finalizando a operação de desintrusão no território Yanomami e temos mais seis para executar. Exatamente para que haja o cumprimento da lei. A nossa referência é a lei, e não fazemos juízo de valor. Somos a favor de todas as atividades econômicas, desde que cumpram a lei. Quem está cometendo crime não tem apoio do governo. E a Polícia Federal está agindo e vai agir, além das ações humanitárias", destacou.

A íntegra da entrevista vai ao ar no JR Entrevista, nesta quinta-feira (16), às 19h45, na Record News, no Portal R7, pelas redes sociais da Record Brasília e pelo Play Plus

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.