Escritor e diplomata Edgard Telles Ribeiro é eleito para Academia Brasileira de Letras
Novo imortal vai ocupar a Cadeira 27, que pertencia ao poeta Antonio Cicero, que morreu em outubro aos 79 anos
Brasília|Do R7
O escritor e embaixador Edgard Telles Ribeiro, de 80 anos, foi eleito nesta quarta-feira (11) para a ABL (Academia Brasileira de Letras). Ele vai ocupar a Cadeira 27, que pertencia ao poeta Antonio Cicero, que morreu em outubro aos 79 anos. O primeiro a ocupar essa cadeira foi Maciel Monteiro, poeta e diplomata brasileiro. Ele morreu em 1868.
Leia mais
Edgard Telles Ribeiro foi eleito por 28 votos. Para a disputa também estavam inscritos: Lucas Pereira da Silva, Tom Farias (Uelinton Farias Alves), José Efigênio Eloi Moura, Eduardo Luiz Baccarin-Costa, Ruy da Penha Lôbo, João Calazans Filho, Martinho Ramalho de Melo, Alda Nilma de Miranda, Chislene de Carvalho J. M. Monteirás, Remilson Soares Candeia.
O novo ocupante da Cadeira 27 é formado em cinema pela Universidade da California (UCLA) e iniciou a carreira como crítico de cinema. Na UnB (Universidade de Brasília), foi professor do curso de cinema entre1978 e 1982. Ele entrou na diplomacia em 1966 e hoje é aposentado.
Ao longo de sua trajetória profissional, Edgard Telles Ribeiro escreveu 15 livros e foi finalista do prêmio Jabuti duas vezes, a última com o seu mais recente romance: “Jogo de armar”, lançado em 2023.