Evento sobre desenvolvimento regional reúne investidores e setor de comunicação
Brazilian Regional Markets debateu oportunidades de investimento para além do eixo Rio-São Paulo
Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília
Investidores, políticos e representantes do setor de comunicação se reuniram em Brasília nesta quarta-feira (3) em evento voltado a debater o desenvolvimento regional para além do eixo São Paulo-Rio de Janeiro. O Brazilian Regional Markets, realizado pela Apex Partners em parceria com a RECORD e EQI Investimentos, buscou mostrar oportunidades de investimento nos estados de Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo.
leia mais
“Quando se mostra a força da regionalização, você faz com que os investimentos sejam direcionados para cidades e estados que possuem uma economia forte. Quando se promove esse encontro, você acaba encontrando riquezas e oportunidades fora desses grandes eixos [Rio e São Paulo]”, explicou o superintendente de Rede na RECORD, André Dias.
De acordo com Dias, a experiência dos grandes veículos de comunicação em massa, a exemplo da RECORD, serve para mostrar o poder do alcance também em áreas menos visadas.
“A indústria tem que enxergar essas oportunidades e, proporcionalmente, fazer os investimentos necessários para o estado, por menor que ele seja territorialmente falando. Isso vai gerar emprego e tributos municipais e estaduais para que a população tenha uma melhor qualidade de vida, seja na educação, segurança pública e saúde pública.”
No evento, foram discutidos temas ligados à macroeconomia e política com líderes públicos e empresariais, com foco nas oportunidades de negócio presentes nos “tigres brasileiros”, nome atribuído à região envolvendo os três estados. No ano passado, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo apresentaram um crescimento médio do PIB de 4,2% em 2023, enquanto a média nacional foi de 2,9%.
A escolha pelos estados foi feita baseada em características atraentes ao mercado, como a competitividade na produção de grãos e proteína animal, sustentabilidade social, qualidade de infraestrutura e ambiente para inovação e desenvolvimento tecnológico.
O fundador e presidente da Apex, Fernando Cinelli, destacou que o debate visa aumentar a produtividade do país, mas sobretudo nas regiões com menos desenvolvimento econômico.
“Hoje, se acaba pegando o estoque de capital de outras regiões e se concentrando em um lugar só. Isso não é interessante, porque, do ponto de vista de diversificação, as regiões têm fatores diferentes que influenciam as atividades econômicas. Então, esse debate serve para trabalhar, de forma mais clara, pela iniciativa privada, formas de conseguir ajudar a decentralizar o desenvolvimento econômico brasileiro.”
Uma proposta apresentada no evento é o Projeto 100% Cidades, que pretende o mapear o cenário econômico e político das cidades brasileiras com informações regionalizadas das maiores localidades.
O Brazilian Regional Markets ocorre há quatro anos, mas foi sediado em Brasília pela primeira vez. “O evento traz as pautas desenvolvimentistas e queremos expandir isso para o Brasil, com apoio da RECORD”, contextualizou o diretor-executivo da TV Vitória, Felipe Caroni.
“Dentro da nossa filosofia de jornalismo de resultado, a gente quer trazer esse resultado para a ponta da sociedade. Com conteúdo, informações e dados, conseguimos virar pautas e desenvolver problemas que não eram resolvidos. Então, essa é a importância: unir privado, comunicação e o público para o bem da sociedade.”