Exposição do coração de dom Pedro 1º será aberta ao público nesta quinta (25)
Órgão do primeiro imperador do Brasil vai ficar exposto no Palácio do Itamaraty, em Brasília, até o dia 5 de setembro
Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília
A exposição do coração de dom Pedro 1º já pode ser visitada a partir desta quinta-feira (25) na Sala Santiago Dantas, no Palácio do Itamaraty. O local será aberto a visitas agendadas de estudantes das escolas do Distrito Federal e, nos fins de semana, a visitação será aberta ao público em geral. O evento vai até o dia 5 de setembro.
Conservado em uma cápsula de vidro, o coração está no Brasil para a comemoração dos 200 anos da Independência. O órgão chegou a Brasília na última segunda-feira (22) a bordo de um jato executivo da Força Aérea Brasileira (FAB), emprestado pelo governo de Portugal para ser exposto durante as comemorações.
Na terça-feira (23), o presidente Jair Bolsonaro participou da cerimônia de chegada do coração de dom Pedro 1º. O órgão foi levado pela rampa do Palácio do Planalto, recebido por Bolsonaro e pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
É a primeira vez em 187 anos que o coração do ex-imperador deixa Portugal. O coração é mantido na igreja de Nossa Senhora da Lapa, no Porto. A reportagem apurou que o lado português não impôs nenhuma condição para o translado do órgão, salvo a exigência de laudo técnico que atestasse a viagem ao Brasil sem sofrer danos.
A relíquia foi recepcionada em uma cerimônia com honras de chefe de Estado. Entre os presentes, estavam os ministros Luiz Ramos (Secretaria-Geral), Marcelo Queiroga (Saúde), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) e Bruno Bianco (Advocacia-Geral da União).