Fábrica de placas falsas para carros é fechada no Distrito Federal
Grupo foi alvo de operação em novembro, quando 6 suspeitos foram presos. Apesar disso, esquema continuou em operação
Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília
A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou uma operação na quinta-feira (23) para interdidar uma fábrica clandestina que produzia placas falsas para carros. Todo o maquinário usado no crime estava instalado em um ferro-velho, localizado no P Sul, em Ceilândia.
Um homem de 23 anos foi flagrado pelos agentes produzindo o material falsificado e, por isso, preso. As investigações apontam que a fábrica é controlada pelo mesmo grupo que foi alvo da Operação Réplica, em novembro, suspeito da mesma fraude. Apesar das prisões, o esquema continuou sendo operado.
Leia também
Na ocasião, os policiais cumpriram 26 mandados de busca e apreensão e 6 de prisão preventiva contra integrantes de duas famílias do Distrito Federal e de Goiás que operavam o esquema no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), em Brasília, e em Luziânia (GO). Os grupos fabricavam e transportavam as placas falsas entre as duas cidades.
A quadrilha seria o elo entre ladrões de veículos e fraudadores que clonam automóveis. Entre os presos está um superintendente de trânsito do município de Silvânia (GO). Ele fornecia aos criminosos as matrizes alfanuméricas para a produção das placas, de acordo com a polícia.
De acordo com a polícia, a família do SIA atendia criminosos no DF. Já os suspeitos goianos usavam até mesmo empresas credenciadas pelo Detran-GO para a confecção das placas.