Falha deixa site dos Correios fora do ar nesta quinta-feira (23)
Usuários relatam erro ao acessar o site da empresa e dizem que não é possível rastrear encomendas
Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília
O site dos Correios está fora do ar nesta quinta-feira (23), antevéspera do Natal. Nas redes sociais, usuários relatam que não é possível acessar o endereço eletrônico e consultar o rastreio de encomendas e outros serviços.
Às 8h47, a ferramenta Down Detector, que monitora reclamações sobre dificuldades de acesso a sites e redes sociais, registrou 230 notificações ocasionadas pela falha no site. O aplicativo do órgão também apresenta falhas.
Ao R7, a assessoria de imprensa dos Correios informou que o departamento de tecnologia ainda investiga o que causou o problema no site. Ela não soube informar se os sistemas internos do órgão também estão fora do ar.
Ataques a sites do governo
Outros sites do governo tiveram as páginas retiradas do ar nos últimos dias. Ataques de hackers no dia 10 de dezembro, por exemplo, derrubaram o aplicativo Conecte SUS, que reúne dados de saúde dos brasileiros, inclusive sobre a vacinação contra a Covid-19, e completa 13 dias fora do ar nesta quinta-feira (23).
O site do Ministério da Saúde não foi o único a sofrer ataques de hackers. A CGU (Controladoria-Geral da União) e a PRF (Polícia Rodoviária Federal) também tiveram sistemas invadidos. Elas usam o mesmo serviço de computação em nuvem, operado pela empresa Primesys, subsidiária da Embratel.
O grupo chamado Lapsus$ reivindica a autoria dos ataques cibernéticos. Em mensagem deixada pelos hackers, havia um pedido de resgate pelas informações armazenadas – um tipo de ataque denominado ransomware, em que o invasor insere em um sistema um código malicioso que torna os dados desse sistema inacessíveis, geralmente por meio de criptografia.
A principal característica desse tipo de ataque é que os crackers – nome que designa pessoas que têm conhecimentos de informática e os utilizam para fins de ataques – exigem dos donos dos dados um resgate para que tenham as informações de volta.