Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Falha deixa site dos Correios fora do ar nesta quinta-feira (23)

Usuários relatam erro ao acessar o site da empresa e dizem que não é possível rastrear encomendas

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Site dos Correios está fora do ar nesta quinta (23)
Site dos Correios está fora do ar nesta quinta (23) Site dos Correios está fora do ar nesta quinta (23)

O site dos Correios está fora do ar nesta quinta-feira (23), antevéspera do Natal. Nas redes sociais, usuários relatam que não é possível acessar o endereço eletrônico e consultar o rastreio de encomendas e outros serviços.

Às 8h47, a ferramenta Down Detector, que monitora reclamações sobre dificuldades de acesso a sites e redes sociais, registrou 230 notificações ocasionadas pela falha no site. O aplicativo do órgão também apresenta falhas.

Ao R7, a assessoria de imprensa dos Correios informou que o departamento de tecnologia ainda investiga o que causou o problema no site. Ela não soube informar se os sistemas internos do órgão também estão fora do ar.

Ataques a sites do governo

Outros sites do governo tiveram as páginas retiradas do ar nos últimos dias. Ataques de hackers no dia 10 de dezembro, por exemplo, derrubaram o aplicativo Conecte SUS, que reúne dados de saúde dos brasileiros, inclusive sobre a vacinação contra a Covid-19, e completa 13 dias fora do ar nesta quinta-feira (23).

Publicidade

O site do Ministério da Saúde não foi o único a sofrer ataques de hackers. A CGU (Controladoria-Geral da União) e a PRF (Polícia Rodoviária Federal) também tiveram sistemas invadidos. Elas usam o mesmo serviço de computação em nuvem, operado pela empresa Primesys, subsidiária da Embratel.

O grupo chamado Lapsus$ reivindica a autoria dos ataques cibernéticos. Em mensagem deixada pelos hackers, havia um pedido de resgate pelas informações armazenadas – um tipo de ataque denominado ransomware, em que o invasor insere em um sistema um código malicioso que torna os dados desse sistema inacessíveis, geralmente por meio de criptografia.

A principal característica desse tipo de ataque é que os crackers – nome que designa pessoas que têm conhecimentos de informática e os utilizam para fins de ataques – exigem dos donos dos dados um resgate para que tenham as informações de volta.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.