Flávio Dino defende mandato para ministros do Supremo
Ministro da Justiça diz apoiar debate sobre o tema; apesar de cotado para o STF, ele nega interesse em ser indicado
Brasília|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse nesta terça-feira (5) ser a favor de que os ministros do Supremo Tribunal Federal tenham um mandato. Atualmente, os integrantes da Suprema Corte ficam no cargo até a aposentadoria compulsória, quando completam 75 anos de idade.
"Em algum momento, esse debate vai se colocar. É claro que não é algo para já, para amanhã, mas é uma observação importante. Eu apresentei, inclusive, uma PEC em 2009, que tramita até hoje na Câmara, propondo a instituição de mandato de 11 anos", disse Dino em entrevista a jornalistas, após cerimônia de formatura de 241 policiais federais em Brasília.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
O ministro comentou ainda que não tem interesse em ser indicado para compor o STF. Em outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai ter de escolher alguém para substituir a ministra Rosa Weber, que vai se aposentar.
"Eu não trabalho, não ofereço, não toco no assunto, não sou candidato e não faço campanha. Em primeiro lugar, por respeito ao presidente da República, prerrogativa dele. Em segundo lugar, porque eu tenho experiência para saber que isso não funciona. Em terceiro lugar, porque eu estou muito feliz onde eu estou, sendo senador da República [licenciado] ou ministro da Justiça. Estou focado nessa missão e fico honrado com essas lembranças", afirmou.