Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Fluxo de pessoas no aeroporto de Brasília sobe 33% em 2021

Além do número de passageiros, quantidade de voos também subiu; dados são comparados com a movimentação de 2020

Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

Aeroporto de Brasília
Aeroporto de Brasília

O balanço dos voos realizados em 2021 pelo Aeroporto Internacional de Brasília foi divulgado nesta quarta-feira (19). No decorrer do ano, foram atendidos cerca de 10 milhões de passageiros, com 102.900 mil pousos e decolagens. A movimentação foi 33% maior quando comparado ao ano anterior. 

De acordo com a Inframerica, empresa que administra o aeroporto, o número de voos e fluxo de pessoas é inferior a 2019. Durante o período de pandemia, a movimentação, em especial os voos internacionais, foi reduzida. Apesar do regresso, o terminal de Brasília foi o segundo mais movimentado do país durante o ano passado, ficando atrás apenas do Aeroporto Internacional de São Paulo.

Além dos embarques domésticos, os voos para destinos internacionais também subiram em 2021, totalizando 90 mil passageiros e 910 voos. Apesar do cenário, o número foi 47% menor em relação a 2020, pois antes das restrições da OMS, o aeroporto operava 10 destinos internacionais. Atualmente, apenas três destinos no exterior são atendidos, sendo Lisboa, Panamá e Cancún.

A administradora associa a melhoria nacional ao avanço da vacinação contra a Covid-19, porém o retorno internacional ainda é lento. “As novas ondas do vírus estão fechando algumas fronteiras, mas estamos atentos as restrições impostas pelos países e trabalhando para trazer e retomar novos destinos em 2022”, diz Roberto Luiz, head de negócios da Inframerica, em comunicado à imprensa.


Leia também

Por orientação da Anvisa, os passageiros só podem embarcar e desembarcar com o uso obrigatório de máscara, não sendo permitido circular no local sem o uso do acessório. Além das recomendações de segurança sanitária, uma unidade móvel de testegam contra o coronavírus foi instalada no local. 

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.