Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Forças de segurança afirmam que 7 de Setembro não terá 'nada nem parecido' com 8 de Janeiro

O Distrito Federal criou um grupo de trabalho com membros do governo para monitorar as celebrações da Independência

Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília

Governo não espera nada parecido com 8/1
Governo não espera nada parecido com 8/1

Membros do Gabinete de Mobilização Institucional, criado pelo Governo do DF para acompanhar o andamento do 7 de Setembro, afirmam que não foi registrada a previsão de manifestações durante o desfile. "Até o momento, não registramos nada efetivo, nada organizado que possa de alguma maneira comprometer a segurança do 7 de Setembro", afirmou o secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública, Alexandre Patury. "Posso prometer que no dia 7 de setembro não ocorrerá nada nem parecido, nada organizado, como o que aconteceu no passado", afirmou ele, referindo-se aos atos extremistas de 8 de janeiro.

O gabinete, que reúne as secretarias de Segurança Pública, de Saúde, DF Legal e Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), além de convidados do governo federal, foi criado na última sexta-feira (1°).

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

A secretaria não divulgou o número exato do efetivo que fará a seguranca do evento, mas afirma que será maior que o da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 1º de janeiro, e maior que o do 7 de Setembro do ano passado. Segundo uma estimativa do governo federal, são esperadas 30 mil pessoas.

Além do reforço do policiamento em toda a região central, estão previstas intervenções no trânsito, além do fechamento da Esplanada dos Ministérios para a circulação de veículos, já na quarta-feira (6) — dia anterior ao do desfile. Linhas de revistas serão distribuídas pelos acessos à área do desfile, que terá arquibancadas e palanques com entradas exclusivas para autoridades e o público em geral.

Publicidade

O acesso à praça dos Três Poderes será restrito, e prédios públicos serão protegidos por grades. Equipes de atendimento de emergência e combate a incêndios também atuarão no local.

A região será monitorada por meio de câmeras, drones e informações enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). O comando da segurança pública do Distrito Federal e representantes de órgãos de segurança federais estarão no local, atuando por meio do Gabinete de Mobilização Institucional. O objetivo é promover a ordem pública e social, coordenar as atividades administrativas e acompanhar o desfile.

Também será proibido acessar a Esplanada com o porte de objetos pontiagudos, garrafas de vidro, hastes de bandeiras e outros materiais que ponham em risco a segurança do público presente. Ficará igualmente restrita a utilização de drones sem autorização no espaço aéreo local.

Trânsito

A partir das 21h de quarta-feira (6), será proibido o trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios. O bloqueio será entre a alça leste da Rodoviária do Plano Piloto e o 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. A partir das 6h de quinta-feira (7), o trecho entre o 1º Grupamento dos bombeiros, passando pela L4 Sul, até as proximidades da ponte JK (sentido Plano Piloto–Lago Sul), estará suspenso para abrigar os veículos blindados que participarão do desfile.

As vias N3 e S2 terão trânsito livre, assim como o Buraco do Tatu (ligação entre as asas Sul e Norte, próximo à Catedral Metropolitana). Ambulantes cadastrados poderão acessar o local destinado para vendas entre 21h e 23h50. Depois desse horário, será feita a retirada de veículos não autorizados da Esplanada.

A reabertura das vias será feita após a dispersão do público, mediante uma avaliação de cenário por parte das autoridades de trânsito e da Polícia Militar do DF.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.