Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Fórum Nacional de Governadores repudia atos de vandalismo em Brasília

Manifestantes que não aceitam o resultado das eleições de 2022 depredaram o Congresso, o Planalto e o prédio do STF neste domingo (8)

Brasília|Do R7, em Brasília

Manifestantes durante invasão e depredação do edifício-sede do Supremo Tribunal Federal
Manifestantes durante invasão e depredação do edifício-sede do Supremo Tribunal Federal

O Fórum Nacional de Governadores divulgou uma nota de repúdio contra os atos de vandalismo praticados em Brasília neste domingo (8) por manifestantes que não aceitam a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. Eles invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o prédio do Supremo Tribunal Federal.

Na nota, o Fórum afirma que "externa sua absoluta repulsa ao testemunhar os gravíssimos e inaceitáveis episódios registrados" na capital do país e chama os manifestantes de "golpistas, irresignados com o resultado das eleições legitimamente encerradas no país".

Leia também

VEJA NO VÍDEO ABAIXO: Manifestantes atacam militar da Polícia Montada do DF.

Forças militares estaduais

Ainda no texto, governadores se colocam "à disposição para o envio de forças militares estaduais destinadas a apoiar a situação de normalidade nacional, exigem a apuração das origens dessa movimentação absurda e a adoção de medidas enérgicas contra os extreminas e aqueles que permitiram, por negligência ou conveniência, tal situação, bem como a subsequente penalização de seus responsáveis".


Veja abaixo imagens da destruição e do confronto com a polícia:

Invasões

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que os manifestantes subiram a rampa do Congresso Nacional e invadiram a parte superior do edifício, onde ficam as cúpulas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, além do Salão Verde, localizado dentro do prédio.


Depois, o grupo tentou invadir, com sucesso, o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, local onde o presidente despacha, em Brasília. O petista não está na capital federal neste momento, e sim em Araraquara, para visita solidária ao município do interior paulista após os estragos causados pelas chuvas.

Manifestantes invadiram, ainda, o edifício do STF. No local, vidros foram quebrados, e objetos, destruídos nas dependências da Corte. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram inicialmente que a porta que o ministro Alexandre de Moraes utiliza para guardar a toga foi arrancada.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.