Fux manda Alesp e Governo de SP se manifestarem sobre anistia a multa de quem não usou máscara
Ação foi apresentada ao tribunal pelo PT; ministro mandou o caso diretamente ao plenário do Supremo
Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em Brasília
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux deu dez dias para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e o governo estadual se manifestarem sobre uma lei paulista que anistiou multa de quem não usou máscara na pandemia. A ação foi apresentada pelo PT. O ministro mandou o caso diretamente ao plenário.
A lei estadual 17.843/2023 foi aprovada pela Alesp em outubro deste ano e sancionada pelo governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Na ação, o PT alega que a norma "esvaziou o caráter punitivo e pedagógico da multa".
O PT cita que, durante a tramitação do projeto de lei, foi mostrado que houve 10.790 autuações contra estabelecimentos e festas clandestinas e 579 multas contra pessoas físicas, o que totaliza R$ 72 milhões.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
"A presente ação direta de inconstitucionalidade questiona a validade de norma estadual que, conforme alegado, viola o direito fundamental à saúde e a higidez das receitas públicas, o que evidencia a relevância da matéria e seu especial significado para a ordem social e a segurança
jurídica", disse Fux. Ainda não há data para julgamento no plenário.